Cobrador de ônibus preso por dar golpe

Hoje é o dia do cobrador de ônibus, mas a data que serviria para homenagear os bons funcionários do sistema coletivo fica manchada com as prisões ocorridas ontem, em Curitiba e São José dos Pinhais. Três cobradores foram presos ao fraudar o sistema do cartão – transporte. Desde o mês de julho, oito pessoas, entre funcionários e usuários foram levados à polícia, depois de serem flagrados embolsando dinheiro das passagens.

José Ananias Pinto, 45 anos, foi flagrado por um fiscal a paisana da Urbs – empresa que gerencia o transporte coletivo – e conduzido por guardas municipais ao 3.º Distrito Policial (Mercês). O golpe de José se diferencia um pouco

dos já registrados pela polícia. Segundo informações da assessoria da Urbs, o cobrador usava o cartão de isento do próprio filho, que é portador de necessidades especiais, para liberar a catraca e embolsar o dinheiro do passageiro.

O cartão em questão é especial e liberava além do isento um acompanhante. Assim ao liberar duas entradas, o cobrador lucrava o dobro.

A prisão em flagrante do cobrador aconteceu às 7h15 de ontem na estação-tubo em frente ao Hospital Militar, na Avenida Vicente Machado, Batel. Segundo os guardas municipais Wolff e Paulo Rodrigues,

já havia denúncias contra o cobrador e, por isso, um fiscal da Urbs passou a acompanhar o que se passava na estação-tubo. José foi detido e portava consigo R$ 44,30.

Em sua defesa, o cobrador disse que não está envolvido na prática de nenhum golpe e que o cartão é utilizado pelo filho que precisa se deslocar constantemente para fazer exames nos hospitais Evangélico e das Clínicas. José deve responder pelo crime de estelionato e apropriação indébita, pois o cartão-transporte é pessoal e intransferível.

Denúncias

De acordo com a Urbs, para constatar as fraudes, foram designados fiscais disfarçados nos locais suspeitos.

Os relatórios do órgão confirmaram o uso reiterado dos mesmos cartões na estação, em horários muito próximos. Eles servirão de prova no processo criminal contra os acusados. No primeiro semestre deste ano foram apreendidos 419 cartões que deveriam estar com pessoas isentas, na maioria idosos, mas eram ?emprestados? para terceiros.

As detenções de cobradores e demais golpistas está sendo possível graças a denúncias feitas por usuários do sistema. Dessa maneira, quem desconfiar ou presenciar a aplicação desses golpes devem denunciá-los através do telefone 156.

Mais dois malandros detidos em São José dos Pinhais

O golpe atravessou as fronteiras de Cutiritiba e foi aplicado em São José dos Pinhais. Os cobradores da estação-tubo, situada no centro do município, enganavam idosos e deficientes que passavam o cartão pelo leitor eletrônico. Eles convenciam os usuários a entrar por uma portinhola, deixando a catraca liberada.

Com isso, outros usuários entravam na estação e o dinheiro era dividido entre os cobradores.

Um cobrador já tinha sido flagrado na quinta-feira por um fiscal do transporte coletivo que avisou a empresa. Ontem, o fiscal da empresa foi até a estação acompanhado de guardas municipais.

O cobrador foi flagrado e detido. No mesmo tubo, outro cobrador que estava de folga, e que também aplicava o golpe, foi preso. Os dois, cujos nomes não foram divulgados, foram levados à delegacia do município.

Voltar ao topo