Barracão é consumido pelo fogo na CIC

Um incêndio de grandes proporções destruiu completamente um barracão de 2 mil metros quadrados da empresa Essencis Soluções Ambientais, na Rua dos Palmenses, Cidade Industrial, na manhã de ontem.

A área atingida abrigava líquidos inflamáveis, o que gerou explosões. Havia previsão que o incêndio durasse cerca de dois dias, mas a chuva da tarde, ajudou no trabalho.

O fogo começou por volta das 6h30. Quinze minutos depois chegou o primeiro caminhão de bombeiros. Na metade da manhã, já eram 42 homens e sete os caminhões de combate ao fogo. Apesar de não haver vítimas feridas, ambulâncias do Siate, davam apoio aos bombeiros, devido à fumaça e o calor forte.

Inflamáveis

Segundo explicou a assessoria de imprensa da empresa, a Essencis recolhe o lixo de indústrias e os trata, para que tenham destinação correta. No barracão que pegou fogo havia centenas de tonéis de 100 litros, abarrotados de produtos químicos, a maioria inflamáveis, e que voavam com as explosões.

Funcionários da empresa contaram que alguns dos produtos armazenados não podiam pegar umidade pois, em contato com a água, geram combustão. Como choveu muito durante a madrugada, acredita-se que o fogo tenha sido iniciado pelo contato da chuva com algum destes produtos.

Trabalho

O tenente-coronel Pombo, comandante do Corpo de Bombeiros, explicou que o ideal seria deixar o material queimar por completo, já que a estrutura foi comprometida e oferecia risco aos bombeiros.

O calor era intenso a 100 metros do local, impedindo que as equipes se aproximassem do barracão. Metade do teto caiu durante o trabalho. Os bombeiros isolaram a área e tentaram retirar o máximo de produto inflamável do local.

O combate direto às chamas foi feito com espuma, enquanto os caminhões de água eram usados para resfriar barracões vizinhos. O trabalho foi concluído no fim da tarde e o rescaldo ficou a cargo da empresa.

Todos os bombeiros que estavam de folga foram chamados ontem, para atuar em escalas e não comprometerem o atendimento dos Bombeiros e do Siate em Curitiba e região.