Assaltante faz reféns e é morto pela PM

Policiais militares frustraram ontem de madrugada um assalto com reféns na Rua Benvenuto Gusso, Boa Vista. Ainda dentro da residência das vítimas, que saíram ilesas, um dos cinco ladrões foi morto com um tiro de escopeta. Outro, de 15 anos, foi detido e os três restantes conseguiram fugir.

Os cinco bandidos chegaram em dois Fiat Uno, placas AHD-7215 (vermelho) e APL-2901 (grafite), ambos com registro de roubo. Às 2h10 eles dominaram o filho do dono da casa, que chegava com a namorada em um Gol. “Vi quando entraram na casa e mandaram eu abrir a porta, ameaçando atirar. Meu filho pediu calma e explicou que era um assalto”, contou o proprietário, identificado como Severino.

Apontando um revólver para a cabeça do chefe da família, os bandidos pediram o dinheiro de um suposto cofre, que na verdade não existia, e a chave da camioneta S-10 estacionada na garagem. Severino foi trancado no banheiro e as outras sete pessoas da família, no quarto. Alguns foram agredidos com coronhadas.

Medo

Um dos filhos do proprietário conseguiu fugir e chamou a polícia, mesma atitude tomada por uma vizinha que percebeu o assalto. Minutos depois, uma viatura do Regimento de Polícia Montada (RPMont), ocupada por um cabo e um soldado, chegou à residência e surpreendeu dois dos ladrões guardando eletrodomésticos como TV, aparelho de som e forno de microondas dentro de um dos carros roubados.

“Quando perceberam nossa presença, se refugiram na casa e novamente fizeram um membro da família como refém. Um dos bandidos apontou a arma para nós e tivemos que responder”, relatou o cabo. O rapaz identificado como Jonatan William Caon, 17 anos, teve a cabeça esfacelada por um tiro de escopeta calibre 12.

O tiro fez suar frio o dono da residência. “Ouvi o estampido e achei que tinham matado meu filho”, falou Severino, até então ainda preso no banheiro.

Sobrevida

Mesmo com o grave ferimento, Jonatan seguiu respirando até a chegada do socorro do Siate, mas morreu dentro da ambulância. Um outro comparsa, de 15 anos, foi detido e encaminhado à Delegacia do Adolescente. Os outros três fugiram. “Só estávamos em dois, e eles, em cinco. Não podíamos nos separar”, falou o cabo.

O garoto detido disse que não conhecia os demais acusados e sabia apenas o apelido de Jonatan (“Corujão”) e de outro rapaz conhecido por “Nego”. “A gente só iria pegar o rádio do Gol. Na hora, resolvemos assaltar a casa, mas não deu certo”, falou o menor.

A PM apreendeu o revólver calibre 38 usado por Jonatan e registrado em nome de uma empresa de segurança. A Delegacia de Furtos e Roubos tenta identificar agora os três assaltantes que escaparam.

Voltar ao topo