Artistas vão às ruas pedir paz para Curitiba

De branco eles foram à rua para pedir paz. No início da tarde deste domingo (11) a classe artística de Curitiba se reuniu na Praça 19 de Dezembro (Praça do Homem Nu) para realizar um manifesto contra a violência na capital paranaense.

Na primeira mesa pública de Curitiba eles compartilharam alimentos e ideias. “O objetivo desse encontro, o primeiro de muitos, é de olhar, pensar e propor a cidade que queremos. Não podemos agir de forma passiva diante da violência” , esclareceu uma das organizadoras do movimento Nena Inoue.

Basta

O que motivou o manifesto, segundo os participantes, foi a violência sofrida pela atriz curitibana Silvia Patzsch recentemente. Na noite do último dia 05 (segunda-feira) Sílvia foi baleada durante um assalto, no Bairro Alto. O tiro atravessou o peito e perfurou o pulmão da atriz que permanece internada no Hospital Cajuru, agora sem risco de morte.

Por toda parte

O movimento contou também com a presença de parentes e amigos de curitibanos vítimas de violência em outras partes do país. Foi o caso da família de Caio Bertomeu Zuidhoff, 21 anos, assassinado em dezembro do ano passado (30/12/2011) durante uma troca de tiro entre dois homens, apontados pela polícia como usuários de drogas, na Guarda do Imbaú, em Santa Catarina. O assassino de Caio, segundo a família, ainda está foragido. “A gente veio somar porque agora a gente entende o que é ser vítima da violência e o quanto ela tá perto”, declarou a irmã de Caio, Elly Leminski.