Adolescente é encontrado morto em educandário na RMC

Um adolescente, de 17 anos, foi encontrado morto, na manhã de domingo, no Centro de Socioeducação São Francisco, antigo educandário, em Piraquara. Segundo informações recebidas pela Polícia Civil, o garoto teria se enforcado com o próprio lençol. Mas a polícia tem dúvidas, já que este garoto assassinou outro adolescente, no Educandário, em agosto, da mesma forma, tentando envolver uma corda no pescoço da vítima para fazer parecer suicídio.

Um e-mail anônimo, assinado supostamente por um funcionário do Cense, a vários veículos de comunicação, relatou que a primeira morte ocorreu em 21 de agosto, 11 dias depois de o adolescente ter vindo de Santo Antônio da Platina para a internação. Ele teria sido obrigado por outros colegas a assassinar um dos internos, para não morrer. Desta forma, o garoto sufocou a vítima com uma corda. Alegar que só ajudou a se pendurar, mas a perícia teria constatado o homicídio.

Transferência

Ainda pelo e-mail, o adolescente foi transferido de ala várias vezes, pois queria se matar e passou a tomar remédios. No fim de semana, ele teria apresentado um comportamento que obrigou a direção da unidade a transferi-lo para uma ala de contenção, com quatro adolescentes de alta periculosidade. Durante o banho de sol dos cinco jovens, às 11h de domingo, o adolescente teria cometido suicídio. Numa distração de 10 minutos de um dos educadores, diz o e-mail anônimo, o adolescente se amarrou numa janela com um lençol e se atirou.

Por meio de nota, a Coordenação de Socioeducação, da Secretaria da Família e Defesa Social, lamentou profundamente o falecimento do adolescente e esclareceu que “todas as medidas administrativas estão sendo tomadas no sentido de minimizar as consequências deste triste episódio, bem como realizará a necessária investigação dos fatos”. O delegado Osmar Feijó, da delegacia de Piraquara, investiga o caso.