Acusados de matar pedreiro são condenados

Apenas quatro, dos cinco acusados de assassinar o pedreiro Alcides Cândido de Oliveira, em 2001, foram julgados ontem no Tribunal do Júri. Porém os quatro Antônio Carlos Biscoravaine, Claudinei Laroca, e os irmãos Edson Luiz Stella e Fábio Stella – receberam condenação.

O único a não ser julgado foi Anderson Clayton Rampa Barbosa, que na noite anterior conseguiu liminar junto ao Supremo Tribunal de Justiça, para não ser levado a júri ontem.

Todos pegaram condenações em regime fechado, segundo o juiz Moacir Antônio Dala Costa. Edson foi condenado a 18 anos. Fábio e Antônio, como eram menores de 21 anos, porém maiores de 18 à época do crime, receberam a mesma pena, porém diminuída de um ano.

Livres

Claudinei foi o único a não ser condenado por homicídio. Os jurados entenderam que ele agrediu a vítima, mas sem a intenção de matar, o que lhe rendeu apenas oito anos e seis meses de reclusão, por lesão corporal seguida de morte.

Apesar das condenações, nenhum dos réus saiu preso do Tribunal, pois ganharam o direito de recorrer da decisão em liberdade. Do lado do Ministério Público, atuou o promotor Marcelo Balzer e o assistente de acusação Nilton Ribeiro de Souza.