Wagner informa que Lula não irá a sessão solene do Congresso amanhã

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não comparecerá amanhã (15) à sessão solene de abertura dos trabalhos deste ano do Congresso. Mas na mensagem que enviará ao Legislativo, dirá que o Brasil está melhor neste começo de 2006.

A informação foi dada há pouco pelo ministro Jaques Wagner, da Secretaria de Relações Institucionais. Wagner explicou que o presidente decidiu não comparecer porque durante seu mandato, somente em 2003 ele levou a mensagem ao Congresso. Uma ida neste ano, acrescentou, poderia ser interpretada "de maneira equivocada".

Segundo o ministro, a mensagem será a "de que nós estamos num Brasil melhor, e que isso não é obra exclusiva do governo. Isso é obra também de empresários, trabalhadores e, evidentemente, do Congresso Nacional, na votação das matérias de interesse do país".

Jaques Wagner informou ainda que a mensagem do Executivo será levada ao Congresso pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff: "Eu deverei acompanhá-la, como responsável pela articulação política, mas na verdade, de acordo com o ritual, quem leva a mensagem é ela".

O texto que da mensagem foi preparado pelo Ministério do Planejamento e pela Casa Civil, explicou Jaques Wagner. "Será um texto com o balanço e todas as projeções. Creio que o texto reconhece o trabalho feito pelo Congresso Nacional: todas as matérias importantes foram debatidas, contestadas, mas foram votadas", acrescentou.

Voltar ao topo