Viveiros automatizados vão triplicar produção de mudas na região Sudoeste

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, e o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vitor Hugo Burko, inauguraram nesta quarta-feira (06) dois viveiros do IAP na região Sudoeste do Estado – nos municípios de Pato Branco e Salgado Filho – que irão triplicar a produção de mudas do Programa Mata Ciliar na região. Foram investidos R$ 320 mil na aquisição dos novos viveiros, automatizados, que também serão distribuídos a outros municípios paranaenses como parte das atividades de comemoração da Semana do Meio Ambiente.

Em Pato Branco, Rasca explicou que o antigo viveiro, que existia há mais de 30 anos, foi reformado pela primeira vez em 1985 e, posteriormente, apenas em 2004, com o início do Programa Mata Ciliar. ?Agora entregamos o que há de mais moderno em se tratando de viveiros. Assim, aumentamos a eficiência de produção, melhoramos as condições de trabalho dos viveiristas e hoje temos um mutirão em prol da recomposição do patrimônio natural do Paraná?, declarou o secretário.

Foram investidos cerca de R$ 210 mil na aquisição da estrutura automatizada que irá triplicar a capacidade de produção ? passando de 350 mil para 1,3 mil mudas por ano. ?Outra vantagem desta estrutura é que a muda cresce até 10 centímetros a mais do que nos viveiros convencionais, o que potencializa o plantio e diminui as chances de perdermos a futura árvore?, comentou Rasca.

Rasca ainda acrescentou que área de preservação permanente, como a mata ciliar, é de toda a sociedade. ?Quando autuamos aqueles que não recompõem a mata ciliar, estamos cuidando de um patrimônio do povo paranaense que não está sendo preservado?, explicou.

Para o presidente do IAP, Vitor Hugo Burko, o programa representa uma ?mudança de rota?. ?Melhor seria se não precisássemos reparar os danos causados à natureza. Mas nós a agredimos tanto que não há condições de reação sem a nossa ajuda. Se não precisássemos melhorar nossas águas, que há anos escorriam limpas, seria o ideal. Estamos promovendo agora uma mudança de rota, que inclui não apenas parar de destruir, mas também restaurar da melhor maneira possível o que perdemos?, destacou Burko.

Ele ainda falou sobre a importância da integração de toda a sociedade para o sucesso das ações. ?Políticas só produzem resultados quando são feitas de maneira integrada. E é isso que e o programa Mata Ciliar faz, integra todos os elementos da sociedade?, concluiu.

Voltar ao topo