Viva o Verão alerta sobre esforço para o corpo ?ideal?

Um dos trabalhos da Paraná Esporte no projeto Viva o Verão é orientar as pessoas sobre os riscos que elas correm na vontade de buscar um corpo ?ideal? de um dia para o outro. Uma parcela da população não mede esforços para exibir uma boa forma física na temporada de verão, quando as roupas minúsculas e leves valorizam as formas do corpo. ?Com algumas exceções, as pessoas se empolgam com o verão e cometem excesso nas atividades físicas?, justifica o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde.

O coordenador da academia do Centro de Capacitação Esportiva do Paraná (CCE), da Paraná Esporte, o professor José da Silva Nunes (Neto), constata que, nesta época do ano, as academias ficam lotadas, pensando-se no imediatismo. ?É preciso que se estabeleça objetivos a médio e a longo prazos. Não adianta acelerar o processo porque acabará se lesionando?, aconselha.

Segundo o coordenador da academia, a educação física deve ser regular para trazer benefícios à saúde, não apenas ao lado estético. ?O mais importante é a saúde. A parte estética depende de uma atividade física o ano todo com orientação e acompanhamento de profissionais. O que funciona para uma pessoa não serve para outra, mesmo que praticado com a mesma intensidade?, adverte.

Assim, como o grupo de veranistas é variado, da criança ao idoso, nas atividades da Paraná Esporte na temporada de verão será diferenciado o nível de intensidade de trabalho para cada pessoa, ?para que a prática seja prazerosa e segura?, alerta Nunes.

Prejuízo à saúde

Para evitar que o culto ao corpo traga transtornos para as pessoas, a equipe técnica da Paraná Esporte, no projeto Viva o Verão, faz algumas recomendações. A principal delas é para que não tentem adquirir a forma de um dia para o outro, cometendo exageros.

?Para exibir uma boa forma não tem mágica. É preciso uma preparação com meses de antecedência. Do contrário, aquela atividade que poderia ser benéfica acaba sendo prejudicial, agredindo o organismo?, ensina o coordenador da academia do Centro de Capacitação Esportiva do Paraná.

Segundo o professor Nunes, esse desejo de querer melhorar o aspecto físico é bom, mas desde que seja feito de forma saudável. ?Deve ser como se fosse tomar um remédio que, para curar, precisa ser ministrado na dosagem certa?.

Em outra comparação simples, Nunes mostra como é inócuo querer fazer num só dia o que deveria ser feito ao longo da semana ou meses. ?É o mesmo que escovar os dentes sete vezes no domingo ao invés de fazê-lo todos os dias na semana. Não vai trazer resultado prático. A atividade física deve ser feita diariamente?.

Voltar ao topo