Visita aos parques é bom programa para o feriado de Páscoa

Percorrer os parques da cidade pode ser boa opção de lazer para os curitibanos que vão permanecer na cidade no feriado de Páscoa ou que vão receber amigos e parentes na cidade. Mesmo aqueles que já freqüentam o parque mais próximo de casa, ainda têm muito a descobrir nos 17 parques e 13 bosques de Curitiba.

Para quem tem criança em casa, o Bosque Reinhard Maack, localizado no bairro Hauer, pode ser uma escolha bastante divertida. O bosque de 78 mil metros quadrados possui uma Trilha da Aventura formada por um conjunto de 16 brinquedos feitos de madeira. Brinquedos como o congo, pesca, alvo, trampolim, gangorra, salto, travessia, teleférico, túnel e mirante, entre outros, tornam o passeio uma aventura para crianças e adultos.

As crianças também podem se divertir no Bosque Alemão, localizado no bairro Vista Alegre, programa que pode ser uma grande descoberta para as crianças que estão aprendendo a ler. A história de João e Maria, dos irmãos Grimm, é contada em painéis de azulejo que se espalham pela trilha, história que só é interrompida pela Casa de Contos, uma biblioteca que é um espaço reservado à leitura. Contadoras de histórias fazem a leitura teatralizada de contos infantis, sempre às 11h e às 16h. Fora deste horário é possível ler livros e revistas à vontade.

O passeio ao Bosque Alemão pode ser também uma boa oportunidade para visitar o Oratório de Bach, uma réplica de uma igreja presbiteriana que funcionava no bairro Seminário ou ver o mirante situado sobre a chamada Torre dos Filósofos, com 15 metros de altura. Na parte mais baixa do terreno é possível acessar o pórtico que representa um dos principais exemplares da arquitetura da imigração alemã. Trata-se do frontão da Casa de Milla, construído no início do século passado na rua Barão do Serro Azul.

Parque e poesia

Os amantes da poesia podem aproveitar numa visita ao Bosque de Portugal, no bairro Jardim Social, para percorrer a Alameda dos Cantares, um caminho de pedras no meio da mata que tem 20 pilares com trechos de poesias de autores luso-brasileiros. São homenageados Fernando Pessoa, Luiz de Camões, Antero de Quental, Antônio Nobre, Almeida Garret, Camilo Pessanha, Cláudio Manoel da Costa, Gonçalves Dias, Sá Carneiro, Florbela Espanca, Manuel Bandeira, Cecília Meirelles, Olavo Bilac, Sophia de Mello Breynner, Mário de Andrade, Tasso da Silveira, Carlos Drummond de Andrade e Eugênio de Andrade.

Um dos parques mais visitados pelos turistas que vêm de outras cidades, o Tanguá, pode ser um programa especial para os curitibanos. Localizado junto ao rio Barigüi, entre os municípios de Curitiba e Almirante Tamandaré, tem entre os atrativos o Jardim Poty Lazzarotto, que homenageia um dos principais artistas plásticos de Curitiba, Napoleon Potyguara Lazzarotto, e possui um portal de acesso, mirante a 65 metros de altura, cascata e um grande jardim em estilo francês.

Também junto ao rio Barigüi, no bairro São João, o Parque Tingüi faz uma homenagem à influência ucraniana na história de Curitiba e tem entre as suas atrações o Memorial Ucraniano, onde há a réplica de uma igreja ucraniana e um monumento em forma de "pêssanka", os ovos pintados à mão do artesanato ucraniano. Além da homenagem à cultura ucraniana o Parque mantém em uma das suas entradas uma estátua do cacique Tindiqüera, líder da tribo Tingüi que teria indicado aos colonizadores o local onde deveria ser instalada a Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, onde hoje é a Praça Tiradentes.

Um passeio ao Jardim Botânico pode ir além de percorrer o imenso jardim francês com canteiros geométricos à frente da estufa de ferro e vidro que fazem parte do álbum de fotografia da maioria dos visitantes. O Museu Botânico Municipal recebe até o dia 11 de setembro mais uma exposição com mais de mil orquídeas em flor, de várias espécies, cores e formatos de orquidários do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Em um mini-laboratório os visitantes podem ver as etapas da produção de orquídeas. No feriado o Museu será aberto das 9h às 19h. Já quem vai apenas visitar o Jardim Botânico tem até 20h para conhecer o parque e tirar fotos.

Para obter mais informações sobre os parques e bosques da cidade, saber a sua localização ou identificar as linhas de ônibus que permitem o acesso a cada um deles, basta ligar para o telefone 156, que funciona 24 horas, ou acessar o site da Prefeitura de Curitiba (www.curitiba.pr.gov.br). No site basta clicar em "secretarias e órgãos", depois em "meio ambiente" e então escolher "áreas verdes" e em seguida "parques e bosques" onde será possível escolher o parque da sua preferência.

Voltar ao topo