Viana diz que maior erro do PT foi jogar com adversários

Para o governador do Acre, Jorge Viana (PT), o maior erro do partido, ao assumir o governo federal, "foi estabelecer uma relação política, buscando construir maioria, jogando o jogo dos adversários históricos, da política tradicional brasileira, no campo do adversário, com as regras do adversário".

Viana considerou que o que motivou essa ação foi o fato de o partido ter conquistado a administração federal, mas não a política – sem uma maioria no Legislativo.

"Nós nos perdemos aí. Estamos pagando o preço caríssimo por termos entrado nesse campo. Mas ainda tem jeito, pois o grande capital do PT sempre foi a credibilidade. Só se tem credibilidade com um diálogo sincero, botando tudo e assumindo os erros", avaliou. Ele considerou que a crise pela qual passa a legenda gera um momento de apreensão para todos os filiados. "Mas, de algum jeito, começamos a fazer a coisa certa no final de semana, que é de dar uma maior atenção ao PT a partir de agora e de o partido dar satisfações e atitudes para a sociedade e para seus militantes", afirmou.

De acordo com Viana, a sigla não tomou as atitudes corretas em relação às denúncias contra os integrantes e a nova direção adotou medidas acertadas ao criar mecanismos "à altura dos compromissos do PT".

"O PT tem a oportunidade de corrigir as graves falhas e não podemos debitá-las, exclusivamente, dos companheiros que saíram", avaliou ele, que considerou o ex-presidente nacional da agremiação José Genoino um "símbolo de muito respeito".

Voltar ao topo