Ventos inconstantes abrem disputa pelo título do Europeu de Star

A instabilidade dos ventos abriu, nesta quarta-feira (09), a disputa pelo título do Campeonato Europeu da classe Star, em Neustadt, na Alemanha. Robert Scheidt e Bruno Prada conseguiram manter a vice-liderança na classificação geral da competição, com 25 pontos perdidos, mesmo com um resultado alto (27°) na primeira das duas regatas do dia – que já foi descartado.

A dupla norte-americana Mark Mendelblatt e Mark Strube também não foi bem (após vencer as três primeiras regatas, terminou o dia em 17° e 7°), mas ainda lidera a competição com folga (10 pontos perdidos). Andrew Horton e Brad Nichol, também dos Estados Unidos, agora são terceiros, com um 3° e uma vitória nesta quarta (27 pontos perdidos).

Os ventos fracos, entre 6 e 12 nós, direção oeste, dificultaram a velejada dos líderes, na Baía de Luebeck. ?Na primeira regata, optamos pelo lado esquerdo da raia no primeiro contravento, mas o vento rondou 25 graus para a direita. Foi impossível nos recuperarmos?, contou Robert Scheidt, bicampeão olímpico e octa mundial da classe Laser. ?Depois desse 27° lugar, investimos tudo na segunda regata. Tivemos uma boa largada, montamos a primeira bóia entre os dez primeiros, chegamos a ficar em segundo, mas os ventos não ajudaram novamente e terminamos em nono.?

Embora a vantagem dos norte-americanos seja grande, as constantes alterações nas condições de navegação abrem, na teoria, a disputa pelo título da última competição internacional de peso antes do Mundial da classe, em setembro, em San Francisco (Estados Unidos). ?Se os ventos continuarem inconstantes, tudo pode acontecer. Podemos tanto vencer o campeonato, quanto terminar na 10ª colocação?, afirmou Bruno Prada, proeiro da dupla patrocinada por Banco do Brasil, Brasil Telecom, Medley, CNA Idiomas e Varig.

Disputado simultaneamente à Semana Báltica Rolex 2006, o Campeonato Europeu da classe Star tem mais três regatas previstas, sendo duas na sexta e a última no sábado. A quinta-feira é de folga para os velejadores dos 80 barcos participantes.

Em 2006, na Europa, Robert e Bruno foram terceiro na Holland Regatta, em maio, e vice-campeões na Semana de Kiel, em junho, também na Alemanha. A dupla é a atual campeã brasileira e sul-americana de Star, além de ocupar o oitavo posto no ranking mundial.

Voltar ao topo