Venezuela terá escritório de representação no Paraná

Os planos de ação e cooperação nos setores da agricultura, pecuária, meio ambiente e software livre que o governo do Paraná vai assinar com a Venezuela – num valor que pode chegar a US$ 300 milhões ? envolvem também a instalação de um escritório de representação do país em Curitiba. O escritório vai contar com uma secretária brasileira e outra venezuelana.

O anúncio foi feito pelo secretário especial de Relações Internacionais e Cerimonial, Jacir Bergmann II, responsável pela coordenação entre as instituições governamentais do Paraná e a representação empresarial da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), que preparam a recepção ao presidente Hugo Chávez e às equipes técnicas do governo da Venezuela.

A comitiva começa a chegar a Curitiba na segunda-feira (17). Cerca de 40 empresários da Venezuela vão manter durante dois dias rodadas de negócios com pelo menos 40 empresários paranaenses ligados aos setores de maior interesse dos venezuelanos e do Paraná.

?Vale a pena participar das negociações com a Venezuela, seja nos setores institucional ou empresarial?, afirma Jacir Bergmann II. ?O governador Roberto Requião decidiu estreitar a parceria porque estamos lidando com um país que, nos últimos 50 anos, adotou políticas direcionadas à exploração de um recurso natural não-renovável, o petróleo, preterindo outras atividades empresariais, agrícolas e minerais?.

Agora – segundo Bergmann – a situação é diferente com a nova política que adota o presidente Hugo Chávez, buscando incentivar a agricultura, a formação de joint-ventures. ?O país tem carência de tecnologia, ao mesmo tempo que tem vontade e recursos para realizar parcerias?, explica.

Planos

O coordenador de Assuntos Internacionais e do Mercosul, Santiago Martin Gallo, destaca que o Paraná preparou cerca de 30 planos de ação que deverão ser assinados com a Venezuela a partir das necessidades que os próprios venezuelanos demonstraram. ?Mas a decisão dos planos a ser executados estará nas mãos do presidente Hugo Chávez e do governador do Paraná?.

Entre as primeiras equipes técnicas venezuelanas que chegam ao Paraná, está a do Bancoex (Banco de Comércio Exterior). Tendo como acionistas o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério das Finanças da Venezuela, o Bancoex foi criado em 1996 dentro dos princípios de integração latino-americana, com um papel estratégico na política internacional e de comércio exterior, garantindo desenvolvimento às atividades produtivas que até agora haviam sido preteridas.

Voltar ao topo