Vendas no primeiro trimestre do ano crescem 5,04%, diz IBGE

Rio ? O primeiro trimestre do ano foi melhor para o comércio varejista que os últimos três meses de 2005. As vendas do setor registraram crescimento de 5,04% entre janeiro e março frente aos 4,84% verificados nos meses de outubro a dezembro do ano passado. As informações foram divulgadas hoje (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O aumento das vendas nos supermercados, de eletrodomésticos, computadores e telefones celulares foi o que mais contribuiu para o resultado. De acordo com a pesquisa, as vendas nos supermercados subiram de 3,08% no último trimestre de 2005 para 5,19% o primeiro trimestre de 2006; e as de equipamentos de informática e de comunicação passaram de 53,95% para 55,38% no mesmo período.

"Para o início de 2006 esperávamos resultados mais tímidos diante de fatores como o endividamento das famílias. No entanto, os bancos estão refinanciando os empréstimos e, com o recuo na taxa de juros, as facilidades para o crédito foram mantidas", observou o economista do IBGE Reinaldo Silva Pereira. "Além disso, houve uma estabilidade na taxa de desemprego e uma melhora na renda do trabalhador, o que impulsiona as vendas no comércio", acrescentou.

Em março de 2006, na comparação com o mesmo período do ano passado, as vendas subiram 3,01%. Mas em relação a fevereiro deste ano, houve queda de 0,10%. Para o IBGE, o resultado não significa um recuo nas vendas, mas estabilidade. "O percentual de queda é muito pequeno, por isso não o consideramos. Temos que levar em conta o indicador que compara com o mesmo mês do ano anterior e este tem se mantido positivo há dois anos e quatro meses", disse Pereira.

Segundo ele, apenas o setor de combustíveis vem apresentando uma seqüência de taxas negativas. A queda de 9,26% em março foi a décima quinta consecutiva na comparação com os mesmos meses do ano anterior. "Os reajustes nos preços do álcool e da gasolina têm ficado acima da média da inflação medida pelo IPCA [Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo] do IBGE e, com isso, as vendas estão se retraindo".

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