VarejoMais revitaliza comércio no centro de Cascavel

O Sebrae no Paraná e o Sistema Fecomércio lançam, na terça-feira (3) no município de Cascavel, o Programa VarejoMais – Mais Vendas, Mais Competitividade. Neste ano, o programa será oferecido para empresários e profissionais de vendas do comércio varejista instalados no centro da cidade.

A apresentação do VarejoMais, uma parceria com a Prefeitura de Cascavel, Senac, Sesc, Associação de Micro e Pequenas Empresas do Oeste do Paraná (Amic), Sindilojista, Câmara de Dirigentes Lojistas Sicredi e Sicoob, entre outras entidades será às 20h, no auditório do Senac.

Consultor empresarial e de treinamento, Claudinei Alves, fará a palestra ?O desafio de ser mais competitivo nos negócios?, durante o lançamento do programa. O palestrante, que participará de outros lançamentos do VarejoMais em Guaíra, Toledo e Foz do Iguaçu, nos próximos dias, vai falar sobre a importância de investimentos em capacitação e inovação, como diferencial de competitividade.

Para a gerente regional do Sebrae em Cascavel, Beatriz Gentelini Bertoglio, "investir em qualificação, de empresários e funcionários, é fundamental para o comércio varejista. O que diferencia uma boa loja não é só o preço, mas o atendimento prestado". "O cliente só volta à loja onde é bem atendido", acredita.

A gerente regional diz que o VarejoMais vai ficar concentrado no centro de Cascavel porque é nele que se percebe maior movimento e concentração de pessoas de fora. Segundo Beatriz, unidos em torno do programa, os empresários de Cascavel têm mais força, ainda mais que o Calçadão da cidade passa por um processo de revitalização comandado pela Prefeitura. "É um bom momento. Pensando juntos, os empresários conquistam poder de mobilização e podem resolver problemas comuns como segurança, limpeza e outros", avalia.

Experiência de sucesso

Exemplo de comerciante que investe em capacitação, José Aluísio Meulan é cliente antigo do VarejoMais. Ele participou do programa em 2006 e também em 2005, quando ainda era chamado de Pró-Comércio, pelo Sebrae e Fecomércio. Segundo o empresário, a Meulan Joalheria, localizada no centro de Cascavel e atualmente com cinco funcionários, passou a faturar mais e reduzir gastos. "Apliquei muita coisa que aprendi. Estou no ramo há 37 anos e sempre fiquei ligado nas mudanças pelas quais tem passado o comércio. A regra é reciclar, aprimorar." Ele completa que, ?sempre que posso digo a outros empresários que conheçam o VarejoMais e confiem nas mudanças. Dá trabalho, mas vale a pena."

O centro de Cascavel, nas redondezas do Calçadão, reúne em média 200 empresas de varejo. Levando-se em conta o retângulo imaginário formado pelas ruas Afonso Pena, Marechal Rondon, Paraná e Rio Grande do Sul, em torno do Calçadão, são aproximadamente 400 lojas e estabelecimentos, sobretudo de confecções, calçados, cosméticos e bijouterias. A alta rotatividade na região é um dos desafios a serem vencidos.

Para o diretor do Centro de Educação Profissional de Cascavel e Toledo do Senac, Arsênio Vicente Ross, o VarejoMais dá condições para empresários e funcionários se qualificarem, a um custo baixo. Ele destaca que o programa é uma iniciativa que une o melhor do trabalho do Sebrae, em gestão empresarial, e o melhor do trabalho do Senac, em treinamento de funcionários.

Arsênio Ross diz que ?há empresários e funcionários que ainda resistem à idéia de mudar, que relutam em entrar numa sala de treinamento, por isso enfrentam dificuldades no mercado?. Ele ainda completa que esses empresários conhecem pouco do cliente. ?Há pesquisas que indicam, por exemplo, que vitrines bem feitas influenciam consumidores na hora da compra. O comerciante não pode se fechar para o mercado", aconselha.

Voltar ao topo