Uma casa que orgulha os seus donos

O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil marcou nesta última semana um dos momentos mais fastigiosos da atual gestão. Refiro-me à entrega das novas instalações da sede da Ordem dos Advogados, bela, moderna, funcional, como deve ser, digna representação da classe dos advogados paranaenses.

É da história da Entidade não descurar-se de proporcionar a seus afiliados gradativa melhoria nas condições de trabalho, responsabilidade que lhe impõe o Estatuto da Advocacia, e mais, porque dela exige a nobre e excelsa atividade advocatícia. Buscamos, por todos os meios, em ações convergentes, revigorar a imagem e a representatividade dos advogados, submetidos, hoje, muitas vezes, a situações constrangedoras, deslustrosas, descabidas, impostas no cotidiano da vida profissional.

Assim entendendo, estamos inaugurando a nova casa do advogado paranaense, uma trincheira nova, para mais bem administrar a Entidade, sem luxo, porém adaptando-a à modernidade, seja na concepção arquitetônica, seja na funcionalidade, seja reservando espaços nobres para a pesquisa, cursos, palestras, livraria e congraçamento, com o objetivo de facultar oportunidades de aperfeiçoamento administrativo e de aprimoramento profissional, bem como a instalação de uma infra-estrutura de apoio às atividades dos advogados, paranaenses e brasileiros, que transitam pelos fóruns e tribunais de Curitiba.

A permanente preocupação para a formação de bons advogados tem como corolário a exigência de meios materiais, estruturas e logística compatíveis para o pleno exercício da profissão.

Dessa forma, considero a construção da nova sede da OAB-Paraná, bem como, ?mutatis mutandi?, a sonhada construção do Centro Judiciário de Curitiba, instrumentos prementemente necessários, condignos do magistério advocatício.

De modo especial, a nova sede da OAB-Paraná, é a concretização de acalentado desejo. Construída com recursos próprios, vindos da contribuição dos advogados paranaenses, com a colaboração das diretorias do Conselho Federal e da Caixa de Assistência dos Advogados, não é somente uma composição de cimento, ferro e tijolos. É mais do que isso, é uma história, seu conteúdo é seu significado emblemático: a nobreza da excelsa missão do advogado, seu ideal, sua força, independência e fé. Graças ao idealismo e empenho de tantos, celebramos, neste ato o resgate de um compromisso ligado à nossa consciência histórica, às nossas responsabilidades do presente e ao nosso porvir: um marco na história da advocacia paranaense.

Assim é a Ordem dos Advogados: agindo em todas as frentes, sem sectarismos, sem vínculos partidários, sem predisposições políticas ou ideológicas, num cenário onde o advogado, a justiça e a sociedade, sejam, ao mesmo tempo os autores e os beneficiários das conquistas.

A nova sede, que empresta o nome do saudoso ?Presidente Francisco Accioly Neto?, é uma casa que orgulha seus donos; uma casa digna para um profissional digno e valorizado.

Manoel Antonio de Oliveira Franco é presidente da OAB-Paraná.

Voltar ao topo