Um ato de vergonha

O governo federal investe cerca de R$ 300 milhões por ano em segurança pública, incluindo os repasses feitos aos governos estaduais. A informação foi dada por Luiz Fernando Correia, secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, em encontro internacional realizado em Fortaleza.

O aspecto delicado da fala de Correia, para o qual há a necessidade urgente de cobrar dados elucidativos, é que a má gestão dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública por parte dos governos estaduais acaba gerando uma ?quebra? de 40% desses recursos.

Ora, num país com péssima gestão da segurança pública, com reincidentes motins em presídios públicos cuja população carcerária obedece cegamente as ordens emitidas – tanto dentro como fora das prisões – por inúmeras organizações criminosas, além dos índices alarmantes da criminalidade nas cidades mais populosas, é um ato de vergonha constatar que acima da exigüidade dos recursos distribuídos aos 27 estados, a sociedade também está sendo lesada pelo clamoroso desvio na aplicação dos recursos específicos para combater o banditismo.

A Secretaria Nacional da Segurança Pública, organismo funcional subordinado à estrutura do Ministério da Justiça, está no dever irreprimível de prestar contas imediatas e detalhadas aos contribuintes quanto ao verdadeiro destino dos recursos repassados aos governos estaduais, para a execução de ações nesta área importante da gestão pública. Não é possível continuar convivendo com a insensatez e a irresponsabilidade!

Voltar ao topo