UFPR promove simpósio sobre o genoma

Pesquisadores de 10 instituições paranaenses estarão prestando contas à sociedade segunda-feira, dia 7 sobre o andamento de um dos mais importantes trabalhos científicos em andamento no Estado. Será realizado na Universidade Federal do Paraná ( Auditório da Subsede do Setor de Ciências da Saúde ? no bairro Jardim Botânico), o Simpósio GENOPAR para explicar sobre O Genoma do Paraná.

O principal objetivo do estudo é determinar a seqüência completa do genoma da bactéria “Herbaspirillum seripedicae”, capaz de produzir amônia a partir do nitrogênio. Essa bactéria tem grande potencial fertilizante e poderá representar uma economia de R$ 850 milhões de reais para a agricultura brasileira em fertilizantes nitrogenados.

Em 17 anos de pesquisa o seqüênciamento genético da bactéria está muito próximo do final. Já se conhece 99,45% segundo o coordenador do estudo, professor Fábio Pedrosa Macedo. O cientista acredita que de dois a quatro anos os agricultores já estarão sendo beneficiados com os fertilizantes à base de nitrogênio.

Além da UFPR, fazem parte do estudo a UEL, UEPG, UEM, Unioeste, EMBRAPA-SOJA, IAPAR, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade do Paraná- UNIPAR. O projeto conta com R$ 6 milhões e apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia , do CNPq e do governo do Estado,.

O Simpósio começa às 9 horas do dia 7 de julho e trás a Curitiba a coordenadora geral de Biotecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia, Ana Lúcia Delgado Assad e a diretora de Programas Temáticos do CNPq, Silvana Medeiros.

Quem poderá prestar maiores informações é o coordenador do projeto, professor Fábio Pedrosa, no telefone 366-4398 ou 9991- 1418.

Voltar ao topo