UFPR muda vestibular para duas fases e prova específica

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou ontem a nova forma de seu concurso vestibular. Ao invés de apenas uma fase e com perguntas no estilo somatória, o concurso terá duas fases: a primeira será constituída de 80 questões objetivas (abertas e de múltipla escolha) e a segunda com provas de compreensão e produção de texto, além das específicas para cada curso, que terão no mínimo 50% de suas questões discursivas.

A primeira fase do vestibular será realizada no dia 28 de novembro. A segunda será nos dias 19 e 20 de dezembro. “Os horários ainda não foram definidos. Mas estamos estudando realizar o concurso no período da tarde”, disse o coordenador do concurso vestibular da UFPR, Erasmo Grujinski.

As datas para a inscrição também ainda não foram estabelecidas. Segundo o reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior, o Conselho Universitário irá decidir sobre a implantação de cotas para negros e estudantes de escolas públicas no mês de maio. Só após essa definição é que será divulgado o edital do concurso vestibular.

A classificação

A primeira fase é composta por provas de Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Português e Compreensão de Texto, todas com nove questões, e Língua Estrangeira Moderna com oito questões.

Dez cursos terão uma prova específica, enquanto outros dezoito terão duas. Um outro grupo de quinze cursos não terá essa avaliação, ficando apenas a interpretação de texto e a redação para segunda fase.

O número de candidatos que passará à segunda fase será calculado pela procura dos cursos. No curso que tiver uma relação candidato/vaga inferior ou igual a dez passarão à segunda fase três candidatos por vaga oferecida. Entre 10 e 15 candidatos/vaga passarão quatro. Entre 15 e 20 passarão cinco e acima de vinte candidatos/vaga se qualificarão 6 candidatos a cada vaga ofertada. “Nossa expectativa é que entre 16 e 18 mil candidatos façam a segunda fase”, afirmou Moreira. O cálculo é baseado num número de 50 mil inscritos, como vem acontecendo nos últimos concursos. Serão ofertadas cerca de 4 mil vagas. O resultado da primeira fase do vestibular será divulgado no dia 10 de dezembro.

O desempenho de cada candidato será obtido somando-se as notas por ele obtidas, dividindo-se esse valor pela pontuação máxima nas provas previstas para o curso, e multiplicando-se o resultado por mil. “As provas terão valores diferentes. A primeira fase valerá 80 pontos, a redação 60 pontos e cada prova específica 40 pontos”, explicou Grujinski.

Conteúdo

Grujinski salientou que o conteúdo exigido no vestibular será basicamente o do ensino médio. Todavia, o Manual do Candidato trará informações mais específicas de como serão cobrados esse conteúdos. “Nos anos anteriores o manual trazia apenas tópicos”, lembrou, destacando que essas informações mais específicas será divulgadas no final do mês.

A lista de livros cobrados pela UFPR continua a mesma. “Definimos que a lista será mudada a cada dois anos. Como ela foi alterada ano passado, permanecerá a mesma neste concurso”, explicou. Os livros são: Meus Poemas Preferidos, de Manuel Bandeira; Em Busca de Curitiba Perdida, de Dalton Trevisan; Os Melhores Poemas de José Paulo Paes, Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida; O Pagador de Promessas, de Dias Gomes; Seminário dos Ratos, de Lygia Fagundes Telles; Terras Sem Fim, de Jorge Amado; 200 Crônicas Escolhidas, de Rubem Braga, Quincas Borba, de Machado de Assis; e O Santo e a Porca, de Adriano Suassuna.

Voltar ao topo