Transgênicos: Monsanto perto do acordo sobre royalty na Argentina

As negociações da Monsanto com os produtores argentinos sobre os royalties, cobrados pelo uso de sementes geneticamente modificadas está progredindo. Com isso, a empresa está otimista quanto ao futuro dos negócios de transgênicos no país.

Após ser criticada pelos seus esforços na cobrança de royalties sobre a venda e o uso de seu produto mais popular, a semente de soja Roundup Ready, a Monsanto está avançando nas discussões com quase 200 produtores locais, que estão dispostos a pagar as taxas, desde que sejam recompensados por isso.

"Estamos bastante entusiasmados", declarou o porta-voz da Monsanto, Federico Ovejero. "Fomos às propriedades para nos reunirmos com as pessoas que já usam nossa tecnologia. Eles querem apenas que a nova tecnologia atue a favor deles, e nós gostamos da idéia." Os produtores querem chegar a um acordo voluntário com a companhia, em que eles pagariam uma certa quantia por toda tonelada de soja produzida com semente Roundup Ready. Em troca, a Monsanto teria a obrigação de fornecer aos produtores as mais recentes tecnologias em sementes.

Essas conversas estão ocorrendo quase um ano depois dos conflitos entre a Monsanto, o governo federal argentino e organizações de produtores, que não chegaram a nenhum acordo sobre como a companhia deveria ser recompensada pelo uso das sementes transgênicas produzidas por ela.

A Monsanto parou de vender suas sementes de soja na Argentina há mais de um ano, alegando que seus negócios iam mal por causa do pequeno número de produtores que pagavam pelo seu uso. O problema aumentou principalmente porque a empresa não conseguiu patentear a semente Roundup Ready na Argentina, como fez em muitos outros países. Isso limitou as possibilidade da companhia de cobrar seus direitos.

Um vasto "mercado negro" de comercialização de sementes foi criado na Argentina, o que também prejudicou os lucros da Monsanto. Além disso, os produtores usam as sementes de Roundup Ready ano após ano sem pagar royalties adicionais à Monsanto.

"Todos que recebem benefícios econômicos desta tecnologia devem pagar por isso", disse Ovejero. "Acreditamos que isso sim é justo." Porém a maior parte dos produtores não compartilha dessa idéia, e a Monsanto estima que os agricultores comprem atualmente sementes certificadas em apenas 17% do tempo, abaixo dos 50% de 1996, ano em que a Roundup Ready entrou no mercado.

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