Teste nuclear da Coréia do Norte foi menor que esperado

Um diplomata norte-coreano admitiu que o teste nuclear do país foi menor do que o esperado, mas alegou que o país ainda deve detonar um artefato maior, segundo informou um jornal sul-coreano nesta terça-feira (10). Citando um diplomata norte-coreano não identificado na embaixada do país em Pequim, o jornal sul-coreano Hankyoreh relata que o diplomata afirmou que o teste foi um sucesso e "em escala menor do que o esperado".

"Mas o sucesso (do teste) em pequena escala significa que um teste em grande escala também é possível", disse em comentários divulgados no site do jornal. Em Bruxelas, um legislador norte-coreano em rara visita à sede da União Européia alegou hoje que Pyongyang realizou o teste nuclear devido à forte pressão dos Estados Unidos, que, segundo ele, ameaçava a soberania nacional.

Ri Jong Hyok disse a parlamentares europeus que as sanções econômicas impostas pelos EUA "sufocam nosso sistema político" e pediu ajuda da UE para o desenvolvimento de seu país. "Tivemos que tomar essas medidas para criarmos uma dissuasão nuclear contra os americanos", defendeu Ri.

Voltar ao topo