Terminam no Paraná seminários sobre gestão compartilhada do Bolsa Família

Estão encerrados no Paraná os seminários regionais que nos últimos dois meses discutiram a gestão compartilhada do programa Bolsa Família entre o governo e a sociedade civil e a inserção de famílias no programa até o final de 2006.

Segundo o coordenador do Bolsa Família no Paraná, Nircélio Zabot, o número de cidades onde se realizaram os seminários deu ao Paraná destaque nacional. Os Seminários de Mobilização de Gestores e Membros de Instâncias do Controle Social do Programa Bolsa Família contaram com a participação de representantes de 388 cidades paranaenses, ou seja, 97,2% de cobertura.

"Mais importante que os números foram os resultados qualitativos que conseguimos com essa mobilização". De acordo com Zabot, foi possível notar a real contribuição dos seminários para o entendimento do programa, já que dirigentes regionais da Caixa, da Saúde, da Educação e da Segurança Alimentar também participavam dos encontros, esclarecendo suas atribuições no desenvolvimento do Bolsa Família.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD – 2004) mostram que existem no Paraná 503.957 famílias pobres (com renda média familiar de até R$ 120,00 por mês). Em maio, o Bolsa Família atendeu 425.451 famílias no estado. O coordenador disse que a gestão compartilhada do programa nada mais é do que a participação da sociedade no controle do Bolsa Família, que pode se dar através de denúncias de irregularidades, " porém devem ser verídicas e comprovadas".

As denúncias podem ser encaminhadas para o gestor do programa nas prefeituras ou para o Ministério Público, através das promotorias. Quem preferir pode ligar para o 0800-707 2003 e fazer a denúncia diretamente ao Ministério do Desenvolvimento Social.

Voltar ao topo