Terminam hoje inscrições para vestibular indígena no Paraná

Termina hoje (24) o prazo de inscrições para o vestibular dos povos indígenas do Paraná.

Segundo Cristiane Ribeiro, da Comissão Universidade para os Índios (Cuia), estão sendo oferecidas neste sexto concurso 43 vagas, distribuídas entre 17 universidades estaduais, além da Universidade Federal do Paraná (Ufpr). As provas serão realizadas nos dias 9 e 10 de dezembro.

As inscrições são gratuitas e os candidatos podem se inscrever em até duas opções de curso. No site www.nc.ufpr.br encontram-se o edital e o manual do candidato, a carta de recomendação da Fundação nacional do Índio (Funai), a declaração de etnia e tempo de residência em reservas indígenas, o formulário de atendimento especial (caso o candidato tenha alguma necessidade especial), além do questionário sócio-educacional e da ficha de inscrição.

A UFPR sedia o vestibular este ano, sendo responsável também pela elaboração e aplicação das provas. A instituição oferece sete vagas, que podem ser disputadas por candidatos de todo o país. As vagas ofertadas para as universidades estaduais são disputadas exclusivamente por índios, com um mínimo de dois anos de residência comprovada em reservas indígenas paranaenses.

A Funai vai disponibilizar transporte aos candidatos, enquanto a estadia e alimentação serão oferecidas com recursos da Secretaria de Ensino Superior (Sesu), do Ministério de Educação (MEC).

Os aprovados no concurso receberão uma bolsa no valor de R$ 270 mensais do governo estadual. Os que forem  para a UFPRTerminam hoje inscrições para vestibular indígena no Paraná , devido a um convênio com a Funai,  recebem em torno de R$ 500.

De acordo com Ribeiro, atualmente estudam Ufpr 10 indígenas, sendo nove em áreas da Saúde e um no curso de Direito. O Paraná tem pouco mais de 13 mil índios, das etnias Caingangue, Guarani e Xetá, que vivem em 27 locais diferentes no estado.

Voltar ao topo