Tecpar vai desenvolver normas para a certificação do leite

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, foi escolhido pelo Ministério da Agricultura para constituir e coordenar um comitê que vai estabelecer as normas de certificação do leite produzido no Brasil, com o objetivo de torná-lo competitivo e adequado às exigências do mercado internacional.

A proposta integra os objetivos do Sistema Agropecuário de Produção Integrada (SAPI) de oferecer as condições de desenvolvimento de metodologia e técnicas de manuseio, desde a propriedade rural às gôndolas de supermercados, para garantia da certificação, identificação de origem e rastreabilidade dos produtos agropecuários brasileiros.

O projeto para desenvolvimento do SAPI gado de leite foi aprovado junto ao CNPq, com a coordenação da pesquisadora Roberta M. Züge, do Tecpar. Será inicialmente para três anos, sendo prorrogável por mais dois anos.

A cadeia de produção bovina produtora de leite está passando por um processo de sistematização que vai permitir a qualidade do produto e assegurar que tenha sido obtida em um sistema que garanta a proteção ao meio ambiente, a segurança ao trabalhador, o bem-estar do animal e que permita rastreabilidade. Um sistema baseado em boas práticas agrícolas, permite ao Brasil equivalência com normas internacionais, aumentado a chance de ganhar mercados exigentes.

Desta forma, o Tecpar irá desenvolver, em pareceria com outros agentes, o sistema de produção integrada de leite bovino recomendada pelo Ministério da Agricultura, testando, concebendo e validando o seu próprio programa de avaliação da conformidade.

Voltar ao topo