Tecnologia dos novos ônibus em Curitiba reduz consumo de combustível

Os 88 novos ônibus da frota do transporte coletivo de Curitiba, entregues pelo prefeito Beto Richa em agosto, incorporam a mais moderna tecnologia em motores e carrocerias. Todos trazem a chamada "tecnologia limpa", que vai dos motores – fabricados de acordo com o padrão internacional Euro III, de controle de poluentes – às carrocerias, construídas com materiais que oferecem mais conforto e segurança aos passageiros.

Os motores eletrônicos são mais econômicos, mais silenciosos e menos poluentes, adaptados às normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Dentro dos ônibus, painéis digitais com itinerário e equipamento informativo de áudio que anuncia as próximas paradas, pelo sistema MP3, controlado por satélite.

Os novos Ligeirinhos contam ainda com displays instalados acima do pára-brisa, junto ao motorista, e no meio do veículo, permitindo aos passageiros a leitura tanto da próxima parada como de informações de utilidade pública.

Motores

Os 33 novos ônibus Ligeirinhos, 23 Alimentadores, seis Convencionais, dois Metropolitanos, dois veículos para transportar alunos com deficiências e 13 micros especiais, têm dez tipos de motores eletrônicos mais econômicos e menos poluentes. Incorporam sistemas de injeção em média sete decibéis mais silenciosos que os blocos tradicionais.

Em vez dos tradicionais cabos de aço, os aceleradores são acionados por um sensor no pedal que transmite sinais eletrônicos a uma central de comando.. Os motores eletrônicos reduzem cerca de 30% de poluentes lançados na atmosfera todos os dias.

Carrocerias

A tecnologia de ponta, que inclui estruturas tubulares, perfis laminados, painéis moldados, fibra de vidro e laminados decorativos, está presente nos produtos das cinco encarroçadoras que construíram os novos ônibus urbanos de Curitiba: Busscar, Caio, Neobus, Marcopolo e Mascarello.

Todos esses materiais contribuem para reduzir o peso do veículo e a economia de combustível, além de oferecer segurança aos passageiros que farão deslocamentos me menor tempo de um ponto a outro. Pisos de alumínio e poltronas de polietileno injetado, entre outros itens, garantem também limpeza mais fácil no interior dos ônibus.

Pára-brisas inteiriços permitem maior visibilidade e segurança para quem dirige. O uso de matérias-primas mais leves na construção das carrocerias garante menor consumo de óleo diesel.

Voltar ao topo