Taleban anuncia ter dois mil homens-bomba para ataques

O grupo radical islâmico Taleban advertiu ontem ter 2 mil homens-bomba prontos para uma ampla ofensiva ainda no primeiro semestre deste ano – além dos que estão em treinamento – e afirmou que enviou mil suicidas ao norte do Afeganistão, que estava relativamente calmo.

Mais de 4 mil pessoas – um quarto civis – morreram nos combates no ano passado, a maioria no sul e no leste do Afeganistão, na fronteira com o Paquistão. O ano passado foi o mais mortífero no Afeganistão desde que as tropas lideradas pelos Estados Unidos depuseram o governo do Taleban em 2001. O Taleban disse que vai ampliar a campanha de atentados suicidas, além de retomar sua guerra de guerrilha depois de sofrer grandes perdas nas batalhas com as forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em 2006.

Tática pouco usada até 2005, quando ocorreram 21 atentados suicidas, o número de ataques com homens-bomba subiu para 139 no ano passado depois que os rebeldes taleban começaram a copiar as táticas usadas pelos insurgentes no Iraque.

Voltar ao topo