Suspeita de aftosa bloqueia acesso a fazendas no Noroeste do Paraná

Técnicos da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento bloquearam nesta quarta-feira (26) o acesso a fazendas de Amaporã, no Noroeste do Paraná, onde há animais suspeitos de estarem contaminados com a febre aftosa. Policias militares e do Força Verde da PM também foram enviados aos locais para reforçar na fiscalização dos veículos e nos acessos das fazendas e dos municípios.

?No momento, são mais de 300 profissionais que atuam nas 30 barreiras fixas e nas 28 barreiras volantes em todo o Estado. Todos os técnicos da secretaria estão trabalhando na fiscalização e no controle da aftosa?, explicou o secretário da Agricultura e do Abastecimento Orlando Pessuti, que também destacou a atuação dos conselhos municipais e intermunicípios de sanidade agropecuária na luta contra a doença.

O chefe do Núcleo da Agricultura em Paranavaí, Genésio Feufser, responsável pelas barreiras sanitárias em Amaporã, explicou que o trabalho está sendo em plantão 24 horas e que a determinação é isolar os animais suspeitos, impedir o acesso aos locais para evitar contaminações e vistoriar todos os veículos e caminhões que entram ou saem dos municípios.

?Apesar de não termos ainda a confirmação de que se trata realmente de aftosa, estamos adotando uma estratégia rígida de fiscalização. Também estamos visitando todas as propriedades e conversando com os pecuaristas da região. É um trabalho conjunto que envolve toda a estrutura da secretaria da Agricultura, com a ajuda da Polícia Militar e também das prefeituras e agricultores?, explicou.

Voltar ao topo