Supermercados aumentam compras de aves e carnes para o Natal

São Paulo (AE) – Os supermercadistas elevaram as encomendas de aves e carnes para o Natal deste ano. Levantamento realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) em setembro revelou que perto de 63% dos entrevistados compraram mais chester, peru e frango congelado. O aumento do volume foi em média de 11%. Grande parte do restante dos entrevistados pretende no mínimo manter as quantidades encomendadas em 2004. Com relação às outras carnes típicas de Natal, como lombo, pernil e tender, cerca da metade dos entrevistados aumentou os pedidos entre 10% e 12%. Os preços estarão em média 10% mais altos, de acordo com a Abras.

O presidente da entidade, João Carlos de Oliveira, avalia que os empresários estão otimistas com o Natal porque acreditam que a combinação da redução dos juros com o câmbio estável deva estimular o consumo. Levando em conta todos os produtos vendidos nos supermercados, 66% dos supermercadistas elevaram as encomendas, 31% as mantiveram no mesmo nível de 2004 e 3% as reduziram. A maioria dos entrevistados (76%) espera vendas 9% maiores neste final de ano.

Apesar da queda do dólar, a quantidade dos produtos importados (azeites, óleos, queijos, bebidas, bacalhau) nas gôndolas não irá crescer substancialmente. O levantamento apurou que 55% das empresas devem aumentar em 13% em média suas compras. As demais vão manter os mesmos níveis do ano passado. A moderação dos supermercadistas se deve aos resultados do ano passado, quando houve sobra de produtos, motivando diversas promoções em janeiro e fevereiro. Daí as compras mais comedidas neste ano. Os preços, por outro lado, estarão em média 20% mais baixos.

Voltar ao topo