Software para projetar aviões será usado no tratamento do câncer

Imagens tridimensionais usadas para projetar aviões serão usadas no tratamento de tumores ósseos, possibilitando melhor qualidade de vida aos pacientes. As imagens serão obtidas com um computador de grande porte que está sendo adquirido pelo Instituto de Bioengenharia do Hospital (Tirar) Erasto Gaertner (IBEG), com apoio do Governo do Estado. Os recursos, R$ 190,7 mil, são do Fundo Paraná, administrado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Segundo o engenheiro Rafael Martinelli de Oliveira, que coordena a área técnica do IBEG, a nova tecnologia ? um computador de grande porte e um software de última geração, idêntico ao utilizado pela Embraer ? deverá estar disponível no final de 2006. ?Serão necessários cerca de oito meses para treinamento da equipe?, informa. ?No Brasil e na América Latina esta será a primeira vez que a tecnologia será utilizada no tratamento do câncer, possibilitando fabricar próteses para substituição de ossos comprometidos com tumores?, acrescenta o engenheiro.

As imagens tridimensionais geradas pelo novo equipamento permitem simular a estrutura óssea do paciente. Com isso, observa, será possível confeccionar próteses direcionadas para cada tipo de tumor ? de fêmur, de braço e de queixo, entre outros. Hoje, afirma Martinelli, o mercado trabalha com próteses padrão. ?Com a nova tecnologia será possível respeitar as especificidades do paciente?, diz.

Além disso, informa o engenheiro, o Erasto Gaertner também está arrecadando recursos para construção de uma nova área industrial em Curitiba, onde serão fabricadas próteses em um curto espaço de tempo ? três dias, em média. A nova área deverá ser entregue entre final de 2006 e início de 2007. Também está prevista a formação de uma rede nacional de hospitais especializados no tratamento do câncer.

Voltar ao topo