Software Livre é tema de congresso em Foz do Iguaçu

O Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos e sua vinculada Celepar, realiza a Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware 2004. O evento, que será em Foz do Iguaçu, de 8 a 12 de novembro, tem as presenças confirmadas de vários dos principais personagens do universo de programas de código aberto.

Entre os nomes confirmados estão John “Maddog” Hall, presidente da Linux International, o costa-riquenho Jaco Aizenmann, do Free Software Consortium, e o brasileiro Arnaldo Carvalho de Melo, da Conectiva. A grade de programação da Latinoware está sendo finalizada pelo coordenador do evento, o brasileiro Cesar Brod, ele mesmo um dos grandes especialistas em software livre em todo o mundo.

“O mais importante da Latinoware será compartilharmos as experiências dos vários países da América Latina com o software livre”, diz Brod. “A partir daí, poderemos atingir nosso grande objetivo, que é estreitar a colaboração com nossos vizinhos continentais no desenvolvimento e uso dos programas de código aberto e na capacitação de seus usuários.”

As atividades nos três primeiros dias da Latinoware serão divididas em vários grupos temáticos – Software Livre High Tech, Newbies, Software Livre e Inclusão Digital, Software Livre na Administração Pública e Software Livre e Legislação são alguns deles.

A diversidade garante opções imperdíveis para todo tipo de público. Os iniciantes poderão assistir a palestras como “Tudo o que você quer saber sobre OpenOffice e tinha medo de perguntar”, de Júlio Cesar Neves, da Dataprev, enquanto os ávidos por novidades poderão discutir sobre o novo Kernel diretamente com Arnaldo Carvalho de Mello, um dos desenvolvedores brasileiros do Linux.

Entre os participantes confirmados, a grande estrela é o presidente da Linux International, o norte-americano John “Maddog” Hall, que participa como consultor da organização do evento desde sua concepção. Ele irá apresentar e discutir soluções reais em ambiente Linux já adotadas por várias empresas ao redor do mundo no painel “Keynote Speaker – Real Business Problems, Real Linux Solutions”, com tradução simultânea para o português e o espanhol.

Outra grande atração da Latinoware 2004 é o costa-riquenho Jaco Aizenmann. Ele virá para conversar sobre o conceito de modelo global para viabilização de negócios em software livre desenvolvido pelo Free Software Consortium. Ele não é o único especialista que estará no evento discutindo o assunto, que cada vez mais atrai interessados aos programas de código aberto. Joaquim Valverde, professor da ESEEI, também já confirmou presença em Foz do Iguaçu.

Além disso, cases de sucesso também estão na pauta. “O pessoal do Metrô de São Paulo irá mostrar como é possível, mesmo para grandes empresas, a adoção de uma estratégia efetiva de migração para o software livre”, diz Brod.

A utilização do software livre nas administrações públicas mereceu atenção especial da organização. O assessor de informática da prefeitura de Rio das Ostras (RJ), Marcos Vinicius Pecly Marini, virá apresentar “a mais avançada experiência de migração para programas de código aberto, que inclui desde a automação administrativa até o uso em escolas e telecentros”, explica Brod. Além disso, o governo brasileiro levará a Foz do Iguaçu a primeira edição em espanhol de seu Guia de Migração para o Software Livre.

Brod destaca ainda ambém a participação de acadêmicos como André Duarte Bueno (LENEP/UENF) e Marcos Sunye (UFPR) que vão falar sobre o diferencial da capacitação profissional já a partir da universidade no momento em que cada vez mais empresas e governos migram seus sistemas para softwares livres.

Voltar ao topo