Socialistas discutem criação de novo partido em Curitiba

A senadora Heloísa Helena (AL) e os deputados federais João Batista Araújo “Babá” (PA) e Luciana Genro (RS) – expulsos do Partido dos Trabalhadores (PT) – realizam amanhã, em Curitiba, plenária estadual do Movimento por um Novo Partido. A intenção é divulgar as propostas de criação da legenda, que deve concentrar dissidentes do PT e grupos radicais de esquerda em oposição ao governo Lula.

O movimento pretende promover atos políticos como o de hoje em todas as capitais brasileiras antes dos dias 5 e 6 junho, data do encontro nacional do novo partido. Para a inscrição no Tribunal Superior Eleitoral, a legenda precisa de um quórum mínimo de 101 representantes de nove estados brasileiros, além de um abaixo-assinado com 500 assinaturas. Até agora foram realizadas plenárias em sete capitais, acompanhadas por cerca de 5 mil pessoas, segundo os organizadores.

No Paraná, a Esquerda Socialista e Democrática – como é chamado o movimento que encabeça a criação do partido – tem um núcleo formado por cerca de 25 militantes de esquerda, entre sindicalistas, universitários e, principalmente, servidores públicos.

O futuro partido ainda não tem nome. No site do movimento (www.socialismo.org.br), o internauta pode votar em um dos seis nomes sugeridos. O mais votado até o momento é Partido do Socialismo e da Liberdade (PSOL). (Leia mais na edição de amanhã de O Estado do Paraná)

Voltar ao topo