Sobe a 83 total de mortos por explosão em Moçambique

Ao menos 83 pessoas morreram em uma explosão ocorrida num depósito de armas no aeroporto de Maputo, capital de Moçambique. Cerca de 300 ficaram feridas, informaram nesta sexta-feira (23) autoridades locais. O ministro da Saúde de Moçambique, Ivo Garrido, alertou que o número de vítimas tende a aumentar porque as equipes de resgate continuam retirando corpos carbonizados das casas próximas do aeroporto.

De acordo com Garrido, há muitas crianças entre os mortos e feridos. As vítimas também incluem militares moçambicanos que trabalhavam no depósito e civis que habitam um bairro pobre e populoso no entorno do aeroporto.

O presidente de Moçambique, Armando Guebuza, visitou a área da tragédia e um hospital para onde foram levadas vítimas. Ele pediu à nação – devastada por enchentes e ciclones ao longo dos últimos dois meses – que permaneça calma. "Nós estamos em luto", disse Guebuza, que cancelou uma viagem oficial que faria à África do Sul e convocou uma reunião emergencial de gabinete.

O Ministério da Defesa apontou as altas temperaturas dos últimos meses como a provável causa da explosão do arsenal. Ontem, as temperaturas em Maputo chegaram aos 35 graus. Em janeiro, o calor também foi apontado como causa de uma explosão que feriu três pessoas no mesmo depósito de armas.

Voltar ao topo