Sistema passa a detalhar todas as ações do Governo do Paraná

O governador Roberto Requião reuniu o secretariado nesta quinta-feira (27) e apresentou as mudanças no sistema de informação e controle das ações do Governo do Estado. O sistema reestrutura e inova o Banco de Dados do Paraná detalhando todo e qualquer tipo de informação – obras, programas, projetos – por área de atuação nas 22 regiões administrativas e nos 399 municípios paranaenses.

?É um sistema de dados completo com todos os investimentos e todas as obras executadas, as obras em execução e as programadas. Isso por área, região ou município. Também teremos o detalhamento de todos os projetos e programas, os sociais, os de incentivos fiscais, os da agricultura. Todas as informações estão sendo sistematizadas e serão dispostas nesse sistema?, exemplificou Requião.

O sistema de dados, segundo Requião, deverá ser alimentado semanalmente e vai tornar mais rápida a comunicação entre secretarias e instituições públicas estaduais, em substituição aos ofícios e outros documentos em papel. ?Todas as informações de governo deverão integrar esse banco de dados. Com isso, fica mais fácil de o governo articular as ações numa determinada região ou município?, explicou o governador.

O coordenador do sistema, Joaquim Portes, esclarece que o Sistema de Acompanhamento de Gestão Governamental do Paraná (G-govPR) ? como é chamado é serviço ? inova o processo de informações técnicas do Estado, na medida que destaca as realizações, correlacionam as metas e explicita os custos das ações. ?Isso permite a gestão eficiente dos recursos públicos, o acompanhamento e a avaliação do desempenho da ação governamental?.

Portes explica que a atualização do sistema de dados surgiu da necessidade de ter uma ferramenta mais eficaz para a coleta, armazenamento e disseminação das informações das ações governamentais. ?Os órgãos estaduais têm seu sistema próprio de informações. Criamos agora um sistema de aplicativos que vai padronizar as informações já existentes em banco de dados único, além de manter a integração desse sistema, facilitando o acesso e a melhoria dos serviços prestados pelo Estado à sociedade?.

O sistema, aponta Portes, vai proporcionar aos usuários do sistema, um mecanismo de informações rápidas, de conhecimento da situação das realizações dos programas governamentais executados e em andamento. ?Permite também o acesso rápido e direto às fontes de informação, sem a necessidade de esperar para serem compiladas, uma vez que a atualização será realizada em tempo real, de forma imediata. Desta forma, além de agilidade, pode-se contar também com a qualidade e confiabilidade das informações geradas pelo sistema?.

Voltar ao topo