Sistema eletrônico para marcar perícias pode reduzir em 50% filas no INSS

O ministro da Previdência Social, Nelson Machado, espera uma redução de até 50% nas filas dos postos do INSS com a implantação do novo sistema de marcação de perícias médicas pela internet. O serviço, que foi testado primeiramente na Bahia, começará a ser usado em grande escala no Rio de Janeiro.

A informação foi dada durante assinatura de um acordo com entidades empresariais do estado para a utilização do sistema. Nélson Machado pediu aos empresários, reunidos na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), que treinem seus funcionários para utilizar a rede de computadores para preencher os formulários. De acordo com ele, metade dos requerimentos de benefícios feitos nas agências é de auxílio-doença ou auxílio-acidente.

Com o novo sistema, os pedidos serão feitos a partir das próprias empresas, evitando que os empregados se desloquem até os postos para marcar as perícias. "Vamos tirar a metade das pessoas que têm de se deslocar até as agências. Com isso, resolvemos um dos grandes problemas, que são as filas, que começam de madrugada", disse o ministro.

O presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, se comprometeu em divulgar o sistema junto aos empresários e disse que o país precisa de mais parcerias entre os governos e a iniciativa privada para solucionar os problemas sociais. O presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Olavo Monteiro de Carvalho, considerou que o sistema também beneficia o empregador, pois agiliza o atendimento do funcionário, reduzindo o tempo que ele perde para marcar uma perícia, possibilitando uma volta mais rápida ao trabalho.

O presidente do INSS, Valdir Moysés Simão, informou que são pedidos, por mês, 28 mil auxílios-doença no estado do Rio de Janeiro, em média, o que corresponde a 66,5% do total de benefícios requeridos. Segundo ele, mensalmente são feitos 50 mil exames periciais no estado. "Com a migração dos requerimentos para a internet, o segurado só precisará ir à agência um dia, com data e hora marcados", disse Simão.

Para facilitar o acesso a esse serviço, o Ministério da Previdência firmou parcerias com várias instituições, incluindo o Banco do Brasil, que disponibilizou 1.590 telecentros do Programa de Inclusão Digital em todo o país. No Rio de Janeiro, também é possível acessar o serviço nos 18 Centros de Inclusão Digital que funcionam em 17 bairros de Duque de Caxias. O endereço para acessar a página da Previdência Social é: www.previdencia.gov.br. Outros serviços também podem ser solicitados através do PrevFone: 0800 78 0191.

Voltar ao topo