Sindicato prevê fim de atraso em vôo na próxima semana

O presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Proteção ao Vôo, Jorge Carlos Botelho, previu nesta quarta-feira (1º) que somente no final da próxima semana deverão começar a se normalizar as decolagens de vôos e terminar os tumultos nos aeroportos brasileiros. "Com a chegada à Brasília dos controladores remanejados de outros lugares, somente poderemos ter uma certa normalização nos aeroportos a partir do outro final de semana", afirmou o sindicalista, após reunião de duas horas com o ministro da Defesa, Waldir Pires. "A coisa vai ser gradativa", completou.

Botelho, que foi acompanhado de representantes de outras cinco entidades de controladores de vôos do País, relatou que não foram apresentadas reivindicações ao ministro. "Nós viemos aqui para discutir uma reestruturação geral do sistema de controle aéreo, pois somente aumentar salários sem alterar a estrutura não vai resolver nada definitivamente", comentou.

Ele afirmou que "o erro" foi a criação de muitos vôos sem a devida adaptação do sistema de controle de tráfego aéreo. Os sindicalistas reclamaram ao ministro sobre a decisão de convocar controladores aposentados para voltar a trabalhar como forma de ampliar o quadro funcional. "Essa medida é duvidosa, porque essas pessoas terão de fazer um exame médico muito rígido e depois terão de ter sua capacidade técnica muito bem avaliada", afirmou Botelh.

Voltar ao topo