Sindicato dos metalúrgicos vai à Justiça contra Volks

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC promete ingressar com ações na Justiça para conseguir o aumento da gratificação proposta pela Volkswagen de São Bernardo do Campo aos 499 trabalhadores que integram o Centro de Formação e Estudos (CFE) da unidade.

De acordo com a proposta da montadora, os metalúrgicos que ingressarem no Plano de Demissão Voluntária (PDV) receberão incentivos equivalentes a 1,4 salário por ano trabalhado (se optarem pelo plano entre 25 de setembro e 21 de novembro). Contudo, a multinacional ofereceu uma gratificação de 0,6 salário aos trabalhadores do CFE que optarem pelo desligamento voluntário até 27 de outubro.

Para José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, da comissão de fábrica da Volks, o sindicato vai brigar pela equiparação do benefício. ‘Todos merecem receber o mesmo incentivo’, defendeu.

Bigodinho disse ainda que 47 trabalhadores do CFE possuem alguma doença profissional registrada na carteira de trabalho. ‘Tentaremos conseguir acordos separados para estas pessoas.

Em 2003, a Volkswagen ofereceu o pagamento de 20 salários, mais o equivalente a 0,4 vencimento por ano de casa, para os metalúrgicos do Centro se desligarem da empresa. A outra possibilidade dada pela empresa foi que eles aceitassem ficar afastados da produção ou fazendo cursos de reciclagem até 21 de novembro deste ano, quando serão efetivamente demitidos.

Na última quinta-feira, os funcionários da unidade Anchieta aprovaram a proposta de reestruturação oferecida pela empresa, que prevê a demissão de 3,6 mil funcionários até 2008.

Voltar ao topo