Simulação torna mais ágeis ações de bombeiros no Porto de Paranaguá

O Corpo de Bombeiros de Paranaguá realizou nesta quarta-feira (17) um teste de prontidão e de troca de serviços da guarnição na sede da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), em Paranaguá. A ação, que visa estreitar as relações do Corpo de Bombeiros com a comunidade, vai passar a ser rotineira e será realizada todas as quartas-feiras no estacionamento da Appa.

De acordo com o major Edemilson de Barros, comandante dos Bombeiros no Litoral, a corporação está realizando o teste de prontidão em lugares diferentes da cidade todos os dias. ?A idéia é tornar esta ação uma prática constante para que a comunidade conheça o nosso trabalho. Nossa intenção também é estreitar as relações com a Guarda Portuária para que, quando aconteça alguma situação de emergência, todos estejam aptos a dar uma resposta rápida?, explicou.

O comandante da Companhia Portuária da Polícia Militar e chefe da Guarda Portuária (Guapor), capitão Olavo Vianei Nunes, explicou que a ação com os bombeiros faz parte de um projeto desenvolvido pela Appa, que está promovendo a aproximação de todos os grupos responsáveis pela segurança da área portuária. ?É uma troca de experiências para que nós possamos ver como os bombeiros trabalham e tornar todo o grupo apto a evitar que pequenos incêndios se tornem grandes tragédias?, afirmou.

Todas as semanas, os bombeiros vão realizar exercícios conjuntos com a Guapor. Nesta primeira ação, foi feito um exercício simulando um combate ao derramamento de granéis líquidos inflamáveis. Para evitar incêndios num casos desses, os bombeiros utilizam um equipamento chamado Propak, que joga uma espuma sobre o líquido inflamável evitando que o fogo se propague. Participaram também da ação os técnicos do Centro de Excelência em Defesa Ambiental (Ceda ? Taguaré).

A ação serviu ainda para que os bombeiros apresentassem os novos equipamentos adquiridos, como o desencarceirador, aparelho específico para retirada de vítimas presas em ferragens. Até então, o Litoral do Paraná não contava com este equipamento.

Ambulância

A Guarda Portuária (Guapor) dispõe de uma brigada de incêndio que foi criada em 2001. De acordo com Vianei, todos os guardas estão capacitados para atender incêndios e contam com equipamento de vestuário de última geração, além de um caminhão álcool ? bomba ? tanque (ABT).

O convênio com os bombeiros prevê ainda uma guarnição de ambulância, que ficará no novo Pronto-Atendimento da Appa, construído ao lado do portão principal de acesso à faixa portuária. Uma ambulância do Siate ficará no local para atender as ocorrências registradas no Porto de Paranaguá.

Voltar ao topo