Silvio Pereira não é problema do governo, afirma Tarso Genro

Brasília ? O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, disse há pouco que o depoimento do ex-secretário geral do PT Silvio Pereira "não interessa ao governo". Para ele, na entrevista dada ao jornal O Globo, Pereira deixou claro que a influência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no partido nada teria a ver com o esquema de arrecadação ilegal de recursos.

"Portanto, o Silvio Pereira não é problema do governo", afirmou Genro. "Até porque ele (Silvio Pereira) deixou claro que o governo resistiu a qualquer tentativa de envolvimento. Não permitiu que os negócios saíssem. E que o presidente Lula nada tinha a ver com o assunto."

Em entrevista no intervalo da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o ministro das Relações Institucionais disse que o presidente da República não está preocupado com o depoimento de Silvio Pereira na Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos.

Para Genro, questões relacionais à influência de Lula no PT são sempre apresentadas de forma descontextualizada. "Tem algum inocente no país que achava que o presidente Lula não tinha influência no partido? Ele sempre teve. Tanto que é o nosso presidente da República. Agora, nada ele tem a ver e, o próprio Silvio Pereira disse, com os fatos mencionados."

Ao jornal O Globo, o ex-secretário geral do PT afirmou que fazia parte da organização partidária, mas "quem mandava era o presidente Lula, o ex-presidente do partido José Genoíno, o senador Aloizio Mercadante (SP) e o deputado cassado José Dirceu".

A reportagem, no entanto, diz que, na entrevista, Silvio Pereira "exime o presidente Luiz Inácio Lula da silva de responsabilidade no esquema (de arrecadação ilegal de recursos) e afirma que em 2004, já ministro, o ex-presidente do PT José Dirceu não recebia Marcos Valério, nem gostava da situação".

Voltar ao topo