Servidores fazem ato público amanhã

Brasília – Entidades dos servidores públicos federais estão discutindo em Brasília, a intendisicação de ações em todo o Brasil, este mês, a fim de deflagrar uma greve unificada, possivelmente a partir da segunda quinzena de abril. A data da paralisação deve ser definida ainda hoje. Amanhã, os servidores realizam Ato Público, às 10 h, em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Representantes de 11 entidades presentes ao encontro formam coro em torno das principais reivindicações: reposição das perdas salariais, acumuladas em 127% desde 1995, e criação de uma política salarial para os servidores públicos federais por parte do atual governo.

As negociações com o Governo já completaram um ano. Em fevereiro de 2003, a Coordenação Nacional de Entidades dos Servidores Federais se reuniu com a Secretaria de Recursos Humanos, na primeira Mesa Nacional de Negociação Permanente. Até agora, as negociações não avançaram, segundo o coordenador William Carvalho, do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional. Para ele, o governo demonstra que não está disposto a negociar. Por isso, ele justifica a necessidade de uma mobilização nacional da categoria.

Os servidores federais somam hoje 1,8 milhão, entre ativos e inativos, em todo o país.

Voltar ao topo