Servidores do INSS e Ministério vão elaborar proposta para o fim da greve

Brasília ? Representantes dos servidores do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) ? em greve há mais de dois meses ? e do Ministério do Planejamento vão elaborar uma proposta conjunta para o fim da paralisação no órgão amanhã (9). O anúncio foi feito pelo presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), Irineu Messias, após uma reunião com o ministro da Previdência, Nelson Machado esta noite.

"Hoje, o ministro comunicou a abertura das negociações com o INSS. A rodada de acordos vai começar amanhã e iremos construir uma proposta intermediária", explicou Messias.

De acordo com outro líder da greve e diretor da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores em Previdência Social (Fenasps), Henrique Martini, a decisão de retomar as negociações amanhã surgiu após uma conversa entre Nelson Machado e o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.

"O ministro Nelson Machado levantou da mesa de reunião e pediu cinco minutos de intervalo ao comando da greve. Depois de 30 minutos, ele voltou e disse que havia conversado com o ministro do Planejamento Paulo Bernardo. Segundo ele, "não foi fácil, mas o ministro autorizou a reabertura das negociações".

De acordo com Martini, os grevistas poderão terminar a paralisação na próxima sexta-feira. "Se as negociações evoluírem, é possível que a plenária nacional vote a proposta na sexta-feira", argumenta.

O balanço do movimento divulgado hoje pelo ministério da Previdência indica que a greve interrompeu o atendimento de 24,14% das agências do órgão no país. O restante continuou prestando serviços aos segurados, mesmo que de forma parcial

Voltar ao topo