Servidores do INSS decidem em assembléia acabar a greve no Paraná

Terminou a greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Paraná. A decisão de acatar o acordo fechado no fim de semana entre o Ministério do Trabalho e a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistências Social (Fenasps) foi tomada em assembléia da categoria, que terminou há pouco em Curitiba.

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Ação Social (Sindprevs), Nelson Kalinowski, disse que acredita que não haverá necessidade de as agências abrirem aos sábados, pois no Paraná, devido a uma decisão judicial que manteve trabalhando 30% da categoria nesse período de paralisação, não houve acúmulo de serviços.

De acordo com levantamento feito pela Superintendência do INSS, no mês de maio, com todas as agências funcionando normalmente foram requeridos 21.341 benefícios. Em junho, primeiro mês da greve, 12.446 segurados procuraram uma das 51 agências no estado para solicitar serviços. Foram mantidos o auxílio doença, acidente, pensão por morte, salário maternidade e desbloqueio de pagamentos de benefícios. Em maio foram concedidos no Paraná 23.575 benefícios e em junho foram 16.165, ou seja, 68% dos segurados tiveram atendimento.

No mês de julho foram concedidos 16.424 benefícios contra os 23.575 concedidos em maio, antes da paralisação, indicando que quase 70% dos serviços continuaram sendo prestados. Apenas nos requerimentos de benefícios, como aposentadorias, esse índice foi menor. Em maio foram solicitados 21.341 contra os 11.526 do mês de julho. Essa queda foi justificada pela superintendência devido ao menor numero de pessoas que procuraram os postos de atendimento durante a greve.

A Assessoria de Comunicação Social do INSS informou que hoje à tarde será realizada uma reunião na superintendência para que as gerências avaliem quais são as providências a tomar a partir de amanhã, em cada uma das cinco gerências do Paraná. A adesão ao movimento de greve no Paraná foi de 20% da categoria. De um total de 1654 funcionários, 340 não trabalharam nestes últimos 75 dias.

Voltar ao topo