Senai Ponta Grossa forma primeira turma do curso de Aprendizagem

O Senai Ponta Grossa conclui em julho a primeira turma do projeto piloto de Aprendizagem Profissional Básica, que forma Auxiliar Administrativo e de Produção Industrial. Quarenta e cinco adolescentes, de 14 a 16 anos, moradores do Jardim Santa Mônica, Baraúna, Parque Nossa Senhora das Graças e Jardim Tânia Mara, comunidades carentes do município, serão diplomados após um ano e meio de curso.

O diferencial do projeto piloto está na adoção da metodologia de formação por competências, que até o final de 2007 deverá ser adotada por Senais de todo o Brasil na elaboração de perfis profissionais e formatação de novos cursos.

Em Ponta Grossa, o primeiro curso de Aprendizagem construído nesses moldes teve grande aceitação. ?Dos 45 adolescentes, 85% estão empregados nas indústrias locais?, comemora a pedagoga Jackeline Rodrigues Gonçalves, coordenadora geral do Centro Social Marista Santa Mônica, parceiro do Senai Ponta Grossa no projeto.

?O objetivo principal é valorizar o potencial do aluno. Além disso, o conteúdo e a forma didática também são diferentes, com a utilização de diversos materiais auxiliares paradidáticos, como recursos multimídia. Há ainda abertura para conteúdos que não estão na grade curricular e as situações vividas nas empresas são discutidas em sala de aula?, explica a pedagoga.

De acordo com ela, o curso dá ênfase também ao desenvolvimento psicosocial do aluno. ?Conceitos de ética, moral e respeito hierárquico são tratados em sala de aula?, complementa Jackeline.

Experiências

Os colegas de turma Flávia Aparecida Henrique, 17, Eliseu Freitas de Sena Pedroso, 16, e Fábio Elielcio Santos de Oliveira, 16, reconhecem a importância do projeto no Jardim Santa Mônica, onde vivem. Todos fazem estágio na Perdigão.

?Minha vida mudou totalmente. Antes, o meu mundo era limitado ao colégio e à minha casa. Agora, faço estágio, o curso do Senai e estudo?, afirma Flávia. Vizinha de Eliseu e Fábio, a jovem já planeja o futuro. ?Pretendo fazer vestibular para Química?, diz.

Assim como Flávia, Eliseu também projeta os próximos passos. Encerrado o curso de Auxiliar Administrativo e de Produção Industrial, o adolescente inicia o curso de técnico em Eletromecânica, em 19 de julho, também no Senai. ?A gente não pode parar; tem que estar sempre se especializando. Depois do curso técnico, pretendo fazer vestibular para Informática?, destaca ele, que antes do curso do Senai fazia bicos carpindo terrenos, como ajudante de pedreiro e pintor para ajudar na renda familiar. ?Agora, tenho meu primeiro emprego registrado?, vibra o garoto.

Fábio também tem interesse na área de Informática. Cursando o 3.º ano do Ensino Médio, pretende prestar vestibular no final do ano. ?Quero evoluir profissionalmente e ajudar minha família?, conta. Apesar da timidez, o adolescente não consegue esconder a felicidade pela oportunidade do primeiro emprego. ?O meu dia-a-dia mudou muito. Quase não paro em casa. Estou muito satisfeito pela oportunidade que recebi. Meu sucesso é uma alegria muito grande para minha família?, diz.

Os três fazem parte da primeira turma que vai se formar em 8 de julho. Foram os próprios alunos que organizaram a formatura. Orgulhosos, estudantes e familiares prometem parar o Jardim Santa Mônica e comunidades vizinhas para comemorar a conquista. ?Meu pai fica todo cheio quando fala da minha formatura?, revela Flávia. ?Vai ser uma festa muito bonita. Todos vão se emocionar?, prevê Eliseu.

Além desta turma, o Senai Ponta Grossa tem outras três de Aprendizagem em andamento, somando o atendimento a 200 adolescentes em situação de risco social. E, em 19 de julho, abre novo grupo de 50 alunos. As inscrições e o processo seletivo já foram encerrados. E a procura foi grande: 150 adolescentes disputaram as vagas.

Voltar ao topo