Senado aprova criação da CPI das ONGs

O Senado aprovou nesta quinta-feira (15) a criação da primeira CPI no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo da comissão é investigar denúncias de que ONGs e organizações da sociedade civil receberam irregularmente recursos do governo federal durante a primeira gestão do presidente. A CPI das ONGs foi aprovada por 77 dos 81 senadores. O pedido foi protocolado pelo senador Heráclito Fortes (PFL-PI).

Quando surgiram as denúncias de repasse irregular no ano passado o Ministério da Justiça chegou a admitir que tinha estrutura precária para fazer o controle das ONGs que recebem recursos públicos todos os anos. E não soube dizer qual o volume do repasse. Um levantamento do Tribunal de Contas da União estima que este valor pode chegar a R$ 8 bilhões por ano.

A explicação do apoio à CPI tem origem num acordo anunciado em dezembro do ano passado pelo então líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). À época, quando Heráclito já tinha assinaturas suficientes, a articulação decidiu adiar da instalação da CPI para esta legislatura. Segundo Jucá, seria impossível a CPI das ONGs trabalhar no pouco tempo que restava da legislatura anterior, que se encerrou no dia 31 de janeiro de 2007. As informações são da Agência Brasil.

Voltar ao topo