Seletiva em Curitiba define canoístas que representarão o Brasil no Pan

Dia 19 de abril, no Parque Iguaçu, em Curitiba, serão conhecidos os nove canoístas brasileiros que farão parte da equipe permanente de canoagem velocidade masculina que representará o Brasil nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, em julho deste ano. O evento antecede o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade, marcado para os dias 21 e 22 e que reunirá aproximadamente 150 atletas de vários estados brasileiros no mesmo local que acontecerá a seletiva para o Pan Rio 2007.

Na seletiva serão 24 atletas disputando as três vagas na canoa e as seis no caiaque. As categorias de competição que compõe a canoagem no pan-americano e que serão concorridas na seletiva em Curitiba são: K1 500m e 1000m, K2 500m e 1000m, K4 1000m ? considerada a mais forte da equipe brasileira -, C1 500m e 1000m e por fim, o C2 500m e 1000m.

Considerando o número de vagas para o caiaque, o Comitê de Canoagem Velocidade, juntamente com os técnicos da equipe Pedro Sena e o húngaro Ákos Angyal, preocupou-se, principalmente, com a formação das embarcações coletivas, ou seja, K2 1000m e K4 1000m. ?A definição dos seis atletas se dará com base no resultado nas provas de 1000 metros, assim, apenas os integrantes da melhor embarcação na categoria K2 1000m e da melhor embarcação na categoria K4 1000m formarão a Seleção Brasileira de Caiaque masculino para os Jogos Pan-americanos?, informou o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner. Após definidos esses seis atletas (2 atletas no K2 1000m e 4 atletas no K4 1000m) que ocuparão as vagas destinadas ao Brasil, será realizada uma nova seletiva apenas entre os atletas classificados para as demais categorias do caiaque. No K2 1000m  os atletas classificados no K4 1000m não poderão participar dessa prova, pela impossibilidade de participação no Pan Rio dos mesmos atletas nessas duas categorias.

Para a modalidade de canoa, a nomeação dos três atletas se dará na somatória dos tempos nas duas distâncias (500 e 1000 metros). ?No C1 todos os atletas concentrados poderão participar da seletiva. A escolha da melhor C1 ocorrerá pela soma dos tempos das provas de 1000 m e 500 m. O atleta com a menor somatória de tempo estará classificado?, contou Pedro Sena. No C2 poderão competir todos os atletas não classificados no C1. Assim, a escolha da melhor C2 ocorrerá pela soma dos tempos das provas de 1000 m e 500 m.

Atletas que disputarão a seletiva

Canoa: Nivalter Santos de Jesus, que desde 2005, quando ainda estava na categoria Junior, foi campeão Sul-Americano na Colômbia, e recentemente conquistou quatro medalhas nos Jogos Sul-americano, na Argentina, já na categoria Sênior; Rogério Souza Santos, Wladimir Sizenando Moreno, Ronilson Matias, Gabriel César Coutinho, Heberson Gama, Matias de Oliveira, Vilson da Conceição, Euvaldo Ramos e Fábio de Oliveira Novais.

Caiaque: Sebastian Ariel Cuattrin, que competiu nas últimas duas olimpíadas, Carlos Augusto Campos, Edson Silva, Roberto Maheler, Jonatan Maia de Oliveira, Givago Bitencourt Ribeiro, Juliano Darlan Crai, Luis Fernando de Almeida, Lorival Kailer, Andrés Anka, Gilvan Bitencourt Ribeiro, Johnatan William, Michel de Carli e Jeison Duarte.

Brasil no Pan

Segundo o técnico Pedro Sena, os principais adversários que o Brasil terá na Lagoa Rodrigo de Freitas (local das disputas da canoagem no Pan-americano) serão as delegações do Canadá, Cuba, México e Chile, na canoa; e Canadá, Cuba, Estados Unidos e Venezuela, no caiaque. ?A cada ano vamos aprimorando. Com a vinda do treinador húngaro Ákos Angyal a canoagem no país cresceu muito, pois ele trouxe uma nova concepção do esporte, com uma visão muito mais ampla a partir do repasse de suas experiências que são transmitidas de forma mais eficiente e prática para os atletas?, comemora Pedro Sena.

Após a definição da equipe masculina, em Curitiba, que representará o Brasil no Pan Rio 2007, a delegação brasileira segue para a Croácia e Hungria onde participará de duas etapas da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade. ?Dia 21 de maio voltaremos ao Brasil, ficaremos dez dias concentrados em São Bernardo do Campo e depois seguiremos concentrados no Rio de Janeiro em treinamento intensivo para os Jogos Pan-americanos?, completou Sena.

Voltar ao topo