Seleção brasileira feminina de vôlei conquista título na Suíça

Montreux, Suíça (AE) – Com uma vitória sobre as chinesas, atuais campeãs olímpicas, a seleção brasileira feminina de vôlei conquistou neste domingo o título do Torneio de Montreux, na Suíça. O time do técnico José Roberto Guimarães conseguiu uma virada brilhante diante das altíssimas asiáticas, em 3 sets a 2 (18/25, 24/26, 32/30, 25/15 e 20/18), e volta ao Brasil invicto no novo ciclo olímpico.

As brasileiras tomaram um susto nos dois primeiros sets e só no terceiro set encontraram entrosamento necessário para passar pelo alto bloqueio chinês. Zé Roberto conseguiu confundir as adversárias ao utilizar todas as atletas que estavam no banco.

"Foi uma conquista importante pela maneira como veio. Funcionamos como um time e isso foi o melhor. Ter a possibilidade de trocar, de fazer mudanças é ótimo. E quem entrou, entrou bem. Sabemos que enfrentaremos jogos difíceis como este, mas quem está fora tem de ter o mesmo pensamento: que pode entrar em um momento decisivo e tem de manter o padrão", disse o treinador.

Uma delas foi a oposto Sheilla, que entrou no segundo set. "Nossa equipe foi muito vibrante. Apesar de estarmos perdendo por 2 sets a 0, nunca desistimos e fomos guerreiras. As chinesas jogaram muito bem. Foi uma conquista histórica para nós que somos um grupo novo, ainda em formação", festejou a jogadora.

Sheilla também falou sobre a atuação de todas as brasileiras diante das campeãs olímpicas. "As 14 que estão aqui tiveram participação especial neste título. Agradeço ao Zé pela confiança que vem depositando em mim. Mas estamos no início de um ciclo. É só o começo. Ainda vamos evoluir e crescer muito no decorrer do tempo."

Das atletas que viajaram, Raquel e Daniele Lins não foram relacionadas para a final. "Foi uma vitória do lado psicológico, de jogadoras que não desistiram e acreditaram que poderiam vencer. Demoramos a nos adaptar à velocidade das chinesas e isso serve de aprendizado para o Grand Prix da Ásia. Para um início de trabalho, ganhar duas competições, sendo uma final contra as campeãs olímpicas, é muito importante", concluiu Zé Roberto.

A equipe desembarca na terça-feira no Brasil, para terminar a preparação visando ao Grand Prix ? equivalente à Liga Mundial (masculina). O Brasil estréia no dia, contra a Coréia do Sul, em Tóquio, no Japão.

Antes do título de Montreux, a seleção feminina tinha sido campeã no Torneio de Courmayeur, na semana passada, na Itália.

Voltar ao topo