Deu ruim!

Trapalhões, ladrões de caixas eletrônicos são presos com bloqueador de sinal

Foto: Gerson Klaina.

Eles até poderiam ser considerados como um grupo criminoso forte, se não fossem mais parecidos com os trapalhões. No final da tarde desta quinta-feira (10), com uma máquina bloqueadora de sinal potente e avaliada em R$ 70 mil, o trio de assaltantes estava preparado para as ações em caixas eletrônicos, mas foi flagrado pela Polícia Civil e acabou em cana.

Paloma Aparecida Bastos, 24 anos, e os irmãos Adriano e Cleiton de Oliveira, de 24 e 27, são apontados pela polícia como autores de algumas ações em bancos e até uma loja de departamentos. Os policiais chegaram até eles enquanto apuravam furtos em agências bancárias de Curitiba. “Durante nosso trabalho, recebemos informações de que algumas pessoas envolvidas com essa prática criminosa teriam ido para Santa Catarina (SC), com o intuito de cometer o crime naquela região”, explicou o delegado Rodrigo Brown.

Máquina potente foi encontrada com o trio. Foto: Gerson Klaina.
Máquina potente foi encontrada com o trio. Foto: Gerson Klaina.

Com a denúncia, os policiais intensificaram o trabalho, conseguiram identificar o trio e descobriram que, na última quarta-feira (9), eles tinham tentado arrombar o cofre de uma loja de departamentos em Chapecó (SC). “Acontece que acabaram tendo que deixar o local antes mesmo de conseguir levar alguma coisa”, contou o delegado.

Máquina potente

A partir do endereço do trio, que morava numa casa da Avenida Vereador Toaldo Túlio, no Orleans, os policiais conseguiram prender em flagrante os três suspeitos, que além de estarem com armas (até uma espingarda calibre 12) e muitos objetos usados no corte de portas e cofres de bancos, também escondia uma maleta com um equipamento que corta o sinal de telecomunicação. “Uma máquina muito potente, que foi criada justamente para o crime, por isso é muito perigosa também”, destacou Rodrigo Brown.

Essa máquina, conforme descobriu o próprio delegado, era usada principalmente em ações nos bancos. “Eles ativam o aparelho, que começa a cortar todos os sinais, começando pelo telefone e internet móvel, mas conforme vai ganhando potência, desativa também outros equipamentos, como câmeras de monitoramento e mexe até com as partes internas dos sistemas eletrônicos”.

Selfie

Foto: Divulgação/Polícia Civil.
Foto: Divulgação/Polícia Civil.

Além de tudo o que foi apreendido, os policiais encontraram, no celular dos investigados, fotos tiradas por eles próprios enquanto atuavam em alguma ação criminosa. Na delegacia, porém, ao serem apresentados à imprensa, os três não quiseram mostrar o rosto e tentaram ao máximo se esconder dos registros. “Enquanto estão agindo criminosamente, são corajosos, mas quando acabam presos, essa coragem toda cai por terra”, destacou Rodrigo Brown.

Junto com o trio, os policiais também encontraram moedas, que foram furtadas numa ação frustrada. “Eles violaram o cofre de alguma empresa, talvez até mesmo banco, mas abriram o errado e encontraram apenas moedas. Isso reforça aquela nossa teoria de que o crime nunca é perfeito. No caso destes três, embora bem preparados, eram bem amadores e trapalhões”, considerou o delegado.

Na delegacia, tentaram se esconder. Foto: Gerson Klaina.
Na delegacia, tentaram se esconder. Foto: Gerson Klaina.

Vídeo

Paloma, Adriano e Cleiton foram autuados em flagrante por associação criminosa, posse de arma de fogo com numeração raspado, posse de munições de uso permitido e crime contra a comunicação. Junto com eles também foram apreendidos dois veículos, uma BMW e um i30, que ficam sob a tutela da Polícia Civil. Veja a entrevista completa:

https://www.tribunapr.com.br/noticias/curitiba-regiao/em-acao-desastrada-gangue-do-macarico-leva-pouco-dinheiro/