Não pode!

Polícia Militar apreende carro com mil santinhos em Curitiba

Um veículo Gol com mil santinhos foi apreendido na manhã deste domingo (30), na Rua Chile, no bairro Rebouças. De acordo com o Tenente Filho, da Polícia Militar, o motorista não foi preso pois não estava fazendo boca de urna.

O material foi recolhido e o motorista foi liberado. Os policiais desconfiaram do veículo, pois ele estava adesivado. Os santinhos eram, segundo a Polícia, do candidato Ney Leprevost. Em todo o Brasil o TSE registrou, até o momento, 199 ocorrências e 22 prisões. 

Ocorrências

Até às 16h deste domingo, além da apreensão de mil santinhos, a Polícia Militar registrou outras nove ocorrências. Em todos os atendimentos, que aconteceram em Curitiba (PR), a PM foi até os locais, mas não houve flagrante e, portanto, ninguém foi encaminhado. O esquema de policiamento para o 2º turno das Eleições 2016 que acontece nos municípios de Curitiba (Capital do estado), Maringá (Noroeste do estado) e Ponta Grossa (Campos Gerais). Neste dois últimos não houve ocorrências até às 16h.

Em Curitiba (PR), a Polícia Militar recebeu 10 acionamentos envolvendo arregimentação de leitor ou propaganda de boca de urna, porém em nenhum deles foi constatado o crime eleitoral. Até às 16 horas os locais com registros de ocorrências foram Rua Carlos Campos, no Boa Vista; Rua Trindade, no Cajuru; Rua Pastor Antônio Polito, no Alto Boqueirão; Rua Alvorada, no Guabirotuba; Rua Imaculada Conceição, no Prado Velho; Rua João Alves de Araújo, no Cajuru; Rua Atílio Pioto, no Uberaba. Também houve situações na Rua Pastor Waldomiro Bileski, no Sítio Cercado, e na Rua Doutor Heleno da Silveira, no Boqueirão.

Desde o início da operação a Polícia Militar está atuando, por meio dos Comandos Regionais e do Comando do Corpo de Bombeiros, com o policiamento presença nos locais de votação com a participação de outros órgãos de segurança pública e de fiscalização com o objetivo de garantir e preservar a segurança pública no território paranaense nas eleições.

Em Curitiba os infratores foram encaminhados ao Fórum Eleitoral para a assinatura de Termo Circunstanciado, com sua posterior liberação. No município de Ponta Grossa os infratores são encaminhados ao Fórum da comarca da cidade, ficando a cargo da Polícia Federal, já em Maringá são levados diretamente para a PF.

Efetivo

Durante o pleito eleitoral os três Comandos Regionais da PM, onde encontram-se os municípios que tem 2º turno, contam com um número de efetivo policial que está dividido nas zonas eleitorais. O 1º Comando Regional da PM (1º CRPM/Curitiba) conta com um efetivo de 1.397 policiais militares em todas as suas áreas de votação. O 3º Comando Regional da PM (3º CRPM/Maringá e região) tem 250 policiais militares; já o 4º Comando Regional da PM (4º CRPM/Ponta Grossa e região), por sua vez, também com 250 policiais militares.