Um veículo Gol com mil santinhos foi apreendido na manhã deste domingo (30), na Rua Chile, no bairro Rebouças. De acordo com o Tenente Filho, da Polícia Militar, o motorista não foi preso pois não estava fazendo boca de urna.
O material foi recolhido e o motorista foi liberado. Os policiais desconfiaram do veículo, pois ele estava adesivado. Os santinhos eram, segundo a Polícia, do candidato Ney Leprevost. Em todo o Brasil o TSE registrou, até o momento, 199 ocorrências e 22 prisões.
Ocorrências
Até às 16h deste domingo, além da apreensão de mil santinhos, a Polícia Militar registrou outras nove ocorrências. Em todos os atendimentos, que aconteceram em Curitiba (PR), a PM foi até os locais, mas não houve flagrante e, portanto, ninguém foi encaminhado. O esquema de policiamento para o 2º turno das Eleições 2016 que acontece nos municípios de Curitiba (Capital do estado), Maringá (Noroeste do estado) e Ponta Grossa (Campos Gerais). Neste dois últimos não houve ocorrências até às 16h.
Em Curitiba (PR), a Polícia Militar recebeu 10 acionamentos envolvendo arregimentação de leitor ou propaganda de boca de urna, porém em nenhum deles foi constatado o crime eleitoral. Até às 16 horas os locais com registros de ocorrências foram Rua Carlos Campos, no Boa Vista; Rua Trindade, no Cajuru; Rua Pastor Antônio Polito, no Alto Boqueirão; Rua Alvorada, no Guabirotuba; Rua Imaculada Conceição, no Prado Velho; Rua João Alves de Araújo, no Cajuru; Rua Atílio Pioto, no Uberaba. Também houve situações na Rua Pastor Waldomiro Bileski, no Sítio Cercado, e na Rua Doutor Heleno da Silveira, no Boqueirão.
Desde o início da operação a Polícia Militar está atuando, por meio dos Comandos Regionais e do Comando do Corpo de Bombeiros, com o policiamento presença nos locais de votação com a participação de outros órgãos de segurança pública e de fiscalização com o objetivo de garantir e preservar a segurança pública no território paranaense nas eleições.
Em Curitiba os infratores foram encaminhados ao Fórum Eleitoral para a assinatura de Termo Circunstanciado, com sua posterior liberação. No município de Ponta Grossa os infratores são encaminhados ao Fórum da comarca da cidade, ficando a cargo da Polícia Federal, já em Maringá são levados diretamente para a PF.
Efetivo
Durante o pleito eleitoral os três Comandos Regionais da PM, onde encontram-se os municípios que tem 2º turno, contam com um número de efetivo policial que está dividido nas zonas eleitorais. O 1º Comando Regional da PM (1º CRPM/Curitiba) conta com um efetivo de 1.397 policiais militares em todas as suas áreas de votação. O 3º Comando Regional da PM (3º CRPM/Maringá e região) tem 250 policiais militares; já o 4º Comando Regional da PM (4º CRPM/Ponta Grossa e região), por sua vez, também com 250 policiais militares.