ASSALTO

Homem preso por assalto a carro-forte na BR-277 já tinha perdido perna ao levar tiro de fuzil

Mais um suspeito de participar do roubo a carro-forte na BR-277, que aconteceu no dia 29 de julho, foi preso nessa segunda-feira (4). Carlos Eduardo Fernandes Moreira, 40 anos, foi localizado através do serviço de inteligência do Centro de Operações Policiais Especiais (COPE) em um apartamento no balneário Itapema, em Santa Catarina. O homem estava foragido e foi preso quando chegou em uma Mercedes CLA20, avaliada em R$ 150 mil.

Na abordagem, Fernandes apresentou um documento falso e por esse motivo foi autuado em flagrante e conduzido ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), em Florianópolis. Ele ainda usa uma prótese na perna direita por conta de um tiro de fuzil que levou em 2005, durante um confronto com a polícia. De acordo com as autoridades, são 75 anos de condenações, fruto de diversas passagens pela polícia por crimes graves.

Um deles é a participação em uma grande quadrilha que agia no Paraná, onde foi preso pela Polícia Federal no dia 4 de abril de 2007. Outro crime aconteceu no último dia 30 de março, onde ele aparece em imagens de câmeras de segurança disparando um fuzil, em Friburgo (SC).

“É um bandido de altíssima periculosidade e temos quase certeza da participação no roubo na BR-277. As investigações prosseguem para encontrar os demais integrantes da quadrilha. Nós também já obtivemos as imagens de um assalto onde Fernandes aparece disparando uma Ak-47 enquanto a quadrilha domina a cidade”, explicou o delegado Rodrigo Brown.

mercedes-carro-assalto

Parceiros

Conforme a polícia, Fernandes ainda é parceiro de Guilherme Costa Ambrozio, 34 anos, preso no mês passado, por participação no mesmo crime na BR-277. Ele foi detido com 228 mil reais em espécie, logo depois de se envolver em um acidente na BR-116. O homem, que dirigia uma BMW, é apontado como possível responsável pelo roubo ao carro-forte.

Segundo o delegado, a dupla usava documentos falsos e eram foragidos do estado do Rio Grande do Sul, por condenações de ataques a bancos e carros-fortes.

Roubo e receptação de carros

Além desses dois homens outras duas pessoas foram presas no dia 30 de agosto. Segundo a polícia, ambos teriam participação indireta no assalto ao carro forte na BR-277.

Edivaldo Cancio Ferreira, 32 anos, teria roubado um veículo Land Rover Evoque utilizado posteriormente para o roubo do carro forte na BR-277, ele, inclusive, foi reconhecido pelas vítimas. Já Kleydson Souza Correa, 37 anos, conhecido como “Sinop”, estaria comandando um desmanche de veículos que fornece carros a quadrilhas.

O assalto

No dia do crime, o veículo da empresa de transporte de valores seguia, com quatro seguranças, quando foi surpreendido por um grupo de oito homens armados que estavam em dois carros, uma Range Rover Evoque e um Corolla. Fortemente armados, com fuzis calibre 50 e 762, de uso restrito às Forças Armadas, os bandidos atiraram contra os vigilantes e os obrigaram a parar. Logo depois, o carro foi explodido e o dinheiro levado. Na ação, um dos vigilantes e um caminhoneiro se feriram.