Operação

Dez são presos em ação contra roubo de carros em Curitiba e RMC

A Operação Face Norte II realizada pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) foi finalizada na manhã desta sexta-feira (16). A ação teve dois meses de duração e prendeu 10 indivíduos suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em roubo de carros na cidade de Curitiba e na região metropolitana. Com eles também foram recuperados 22 automóveis.

De acordo com o delegado-titular da especializada, Wagner Holtz, a quadrilha possuía um forte esquema de adulteração dos veículos e os “transformava” após o roubo. “Eles mudavam a documentação e adulteravam os vidros, os chassis e até os motores. Então, para localizarmos os produtos roubados tivemos que analisar todas essas questões em busca de alguma numeração original”, conta.

Ainda segundo ele, 10 dos 22 carros foram recuperados hoje com o trabalho de uma equipe de 30 policiais. “Cumprimos diversos mandados de busca e apreensão esta manhã na região metropolitana de Curitiba e vários desses veículos já foram entregues às vítimas, que também reconheceram algumas pessoas presas”, informa.

Com os suspeitos também foram apreendidos diversos aparelhos eletrônicos, módulos que eram utilizados para o furto de veículos, peças de automóveis, bloqueadores de sinal e outras ferramentas utilizadas para adulteração veicular.

Entre os presos estão Claudecir José Pielak, Eliel Furquim Silva, Éder de Oliveira dos Santos, Alan Guaitanele Amorim e Edsoun Miranda Costa. Além deles também estão Fábio Davantel, Tiago Patric Gesza da Silva, José Batista Calado, Rodrigo Soares e Jony Robertison Alves. “Lembrando que a maioria deles já tem passagem pela polícia por roubo de veículos, e agora responderão por receptação, formação de quadrilha, roubo, furto qualificado e associação criminosa”.

Alguns cuidados

Para evitar a ação de quadrilhas como essa, o delegado afirma que o motorista deve sempre estar alerta. “Evite estacionar em local ermo, sem movimento, e também procure não estacionar e ficar no interior do veículo porque isso chama a atenção dos bandidos. Em caso de ser assaltado, nunca reaja para evitar o pior”, finaliza.

Vídeo

Veja a entrevista com o delegado Wagner Holtz: