Segurança Pública Paraná ganha reforço de mais 1,4 mil policiais

O Governo do Paraná coloca nas ruas, a partir desta sexta-feira (20), mais 1.426 novos policiais militares para reforçar a segurança em todo o Estado. A formatura dos soldados aconteceu simultaneamente em Curitiba e em outras 14 cidades, onde os novos policiais fizeram seus cursos de formação. Com mais esta nomeação, a Secretaria da Segurança Pública completa a contratação de quase 4 mil novos funcionários. ?Formar novos policiais é uma maneira do governo tratar de maneira diferenciada a população do Estado, garantindo mais segurança?, disse o governador em exercício Hermas Brandão.

Esta é a maior turma de soldados já convocada de uma só vez e a maior contratação da Polícia Militar policiais em uma só gestão. Durante a cerimônia, o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, anunciou ainda a contratação de mais 150 policiais, além dos 1.426, que irão reforçar exclusivamente a segurança de Londrina.

Em Curitiba, a formatura de 444 novos policiais aconteceu em frente ao Palácio Iguaçu. Outros 41 policiais estarão concluindo o treinamento nos próximos dias. A cerimônia foi presidida pelo governador em exercício e contou com a participação do secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nemésio Xavier de França Filho, do chefe do Estado Maior da PM, coronel José Paulo Betes, do delegado-geral da Polícia Civil, Jorge Azôr Pinto.

Simultaneamente à solenidade de Curitiba, novos soldados se formaram em Ponta Grossa (55), Jacarezinho (44), Pato Branco (60), Maringá (97), Londrina (88), Cascavel (91), Cruzeiro do Oeste (40), Apucarana (50), Campo Mourão (29), Foz do Iguaçu (127), Rolândia (51), Guarapuava (83), Toledo (87), Telêmaco Borba (39).

Para o secretário Luiz Fernando Delazari, a dedicação, a eficiência e a honra de cada um dos novos policiais militares no cumprimento das missões da área da segurança pública vai representar maior tranqüilidade aos paranaenses. ?Vocês são figuras indispensáveis à sociedade?, disse aos formandos. ?Esses novos soldados receberam um dos melhores treinamentos do país para proteger os paranaenses dentro da filosofia do policiamento comunitário?, garantiu o comandante geral da Polícia Militar.

Treinamento

Ao todo, foram 760 horas de treinamento intenso para que os novos soldados pudessem atuar com qualidade e profissionalismo no policiamento preventivo e ostensivo realizado pela Polícia Militar nos 399 municípios paranaenses. O treinamento aconteceu em 18 unidades da corporação espalhadas pelo Paraná, entre elas os batalhões localizados em Curitiba e também o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), da Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais. Os novos soldados vão atuar nos batalhões das cidades em que se formaram.

Os 1.426 novos soldados foram selecionados em concurso público que contou com a participação de mais de 21 mil candidatos. Após concluírem todas as fases da seleção, eles foram admitidos nos quadros do funcionalismo público estadual como soldados de segunda-classe, ou alunos-soldados. Desde o dia 9 de maio deste ano, quando se apresentaram nos batalhões onde iriam aprender a ser policiais militares deram início a um curso intensivo, em que aprenderam os fundamentos da atividade policial, tiveram aulas instrumentais sobre a o funcionamento da corporação e a operacionalização da atividade que passam a desempenhar a partir de agora.

O currículo do Curso de Formação de Soldados, elaborado pela Diretoria de Ensino da Polícia Militar, tendo por base a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública, inclui aulas teóricas e práticas. Para o coronel Altair Mariot, Diretor de Ensino da PMPR, a formação é diferenciada e privilegia diversas áreas do conhecimento. ?Buscamos fazer do soldado da Polícia Militar um profissional mais completo, com condições de atuar em todos os tipos de atendimento à sociedade?, explicou.

Voltar ao topo